Cotidiano

Turismo rural regional em discussão no Show Rural Coopavel

Proposta pode beneficiar 45 propriedades, sendo 15 de cada município participante

Desenvolver o turismo rural em Cascavel e Região Oeste, envolvendo proprietários rurais, municípios e Governo do Estado. Este foi o tema central da discussão da quarta-feira (6), no estande da Prefeitura de Cascavel, instalado no Show Rural Coopavel, que. Participaram do encontro representantes da Unioeste, dos municípios envolvidos no Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural Regional (Cascavel, Guaraniaçu e Ubiratã), Convention Visitors Bureau Adetur Oeste e Paranatur, recepcionados pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Alberto.

O projeto é modelo e busca incentivar o turismo rural, criando um portal na rede mundial de computadores para a divulgação do setor, apresentando ao público as potencialidades e as riquezas turísticas naturais existentes nas propriedades do interior do Estado. A ideia é também criar um canal seguro de informação dos acessos aos locais beneficiados, incluindo a instalação de placas indicativas.

O projeto foi elaborado por uma equipe do curso de Promotores de Desenvolvimento Territorial do Programa Oeste em Desenvolvimento da FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu), realizado na Acic (Associação comercial e Industrial de Cascavel) em 2017. O projeto poderá beneficiar 45 propriedades, sendo 15 de cada município participante. As propriedades serão selecionadas com base na atividade turística existente. As equipes envolvidas neste projeto devem continuar as visitas às propriedades rurais, com potencial a ser explorado, logo após o encerramento do Show Rural.