Economia

Tribuna Livre expõe Apac, que está em fase final de construção

Carollo agradeceu apoios e lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo do desenvolvimento do projeto

Tribuna Livre expõe Apac, que está em fase final de construção

Toledo – A Tribuna Livre da Câmara de Toledo foi usada na sessão de segunda-feira (16) pela Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), a qual expôs a situação da obra que atenderá apenados toledanos e que deve ser concluída neste ano e iniciar atendimento. A exposição foi feita pelo presidente da Apac, Edson Carollo, e o engenheiro responsável pela obra, Ernani Magnabosco.

Carollo agradeceu apoios e lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Segundo ele, sem a comunidade, a Justiça do Trabalho, associações de bairros, Depen, imprensa, empresas e outros, a caminhada não seria um sucesso, agradecendo as muitas doações recebidas nesses quatro anos, inclusive móveis e equipamentos.

Magnabosco agradeceu aos vereadores o apoio ao projeto, apontando que “a Câmara sempre foi parceira e vir aqui é gratidão”.

Carollo disse aos vereadores que a Apac planeja o início das atividades em novembro ou dezembro e que recentemente recebeu da Fraternidade das Apacs sugestões no âmbito da segurança e que realiza, no dia 18, às 18h30, a terceira etapa do Seminário Apac, para o qual convidaram o prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, o Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade, entre outros.

 

Estrutura e atividades

Segundo Magnabosco, a obra está 98% pronta. A estrutura vai atender 40 recuperandos e atuar apenas com o regime fechado. O método Apac propõe uma alternativa ao modelo tradicional de execução penal.

Nas unidades em que o método é aplicado, há a busca da ressocialização efetiva das pessoas condenadas, por meio de trabalho e estudo em tempo integral, com a aplicação de uma disciplina rígida, segundo sítio eletrônico da instituição. Em Toledo, a Apac vai atuar apenas com o sistema fechado e, para isso, conta com seis celas com treliches, além de cozinha e panificadora, pois o método propõe que o recuperando prepare sua comida.

O pátio interno é um dos espaços mais importantes, pois viabiliza um dos pilares do método, que é o trabalho, sete dias por semana, segundo o engenheiro.

A Apac de Toledo conta com 1.310 m² e, da estimativa inicial de investimento de R$ 1,050 milhão, custará R$ 3,6 milhões.

As atividades serão desenvolvidas das 6h às 22h, quando os recuperandos são recolhidos às celas. O trabalho físico diário se encerra às 18h, quando os recuperandos passam para atividades espirituais e outras que integram o trabalho para sua recuperação. Os recuperandos são selecionados e o perfil exclui o crime organizado, exigindo a participação da família no processo.

A estrutura de segurança conta, além das celas, com um muro, “muito grande, mas que era necessário”, relatou o engenheiro aos vereadores na Tribuna Livre. Além do muro e das celas, a Apac conta com um sistema de 24 câmeras que funcionarão 24 horas por dia nas várias dependências.