Variedades

Toledo celebra Dia Internacional dos Idosos com missa

A missa será às 15h dessa sexta-feira (1°)

A tradicional missa é realizada desde 2013 no município

Crédito: Prefeitura de Toledo
A tradicional missa é realizada desde 2013 no município Crédito: Prefeitura de Toledo

 

A tradicional celebração religiosa alusiva ao Dia Internacional dos Idosos, promovida pela Smel (Secretaria de Esportes e Lazer) de Toledo será realizada na Paróquia São Cristóvão, na Vila Industrial, às 15h dessa sexta-feira (1°). A missa, celebrada pelo Padre Luiz Carlos Franzener, terá a participação dos integrantes do Apostolado da Oração.

O ato de fé reúne, anualmente desde 2013, lideranças dos grupos de idosos e pessoas da comunidade.

Dia do Idoso: conheça algumas

legislações que atendem o público

 

No Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), conheça algumas legislações específicas que atendem essa população:

Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) em 1993 – Assegura que todos os indivíduos têm direito a Seguridade Social, Saúde e Previdência. Nesta Lei, destaca-se o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante que pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que não possam ou não tenham quem possa suprir as necessidades básicas, recebam o valor de um salário-mínimo todos os meses.

Política Nacional do Idoso de 1994 – Conforme descrito pela pesquisadora Ana Amélia Camarano em 2016 “consiste em um conjunto de ações governamentais com o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos, partindo do princípio fundamental de que o idoso é um sujeito de direitos e deve ser atendido de maneira diferenciada em cada uma das suas necessidades físicas, sociais, econômicas e políticas”.

O Estatuto do Idoso foi instituído no ano de 2003 com uma Lei Federal assegurando direitos a pessoas com 60 anos ou mais, nele podemos encontrar artigos de diversas naturezas como saúde, lazer, habitação entre outras coisas. Nem todos sabem, mas os idosos têm seus direitos garantidos pelo estatuto.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI, Nº 2.528 de 19 de Outubro de 2006) tem como objetivo recuperar, manter e promover a autonomia e independência do indivíduo idoso, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.