Cotidiano

Temer pede informações sobre posse de Itamar e prepara pronunciamento

26082016-_AC_6199-Editar (1).jpgBRASÍLIA – O presidente interino, Michel Temer, passou toda a sexta-feira com a televisão ligada na TV Senado, que transmitia o segundo dia do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, diferentemente de ontem, quando não ligou a TV. Segundo um auxiliar, Temer está tranquilo, embora de vez em quando deixe transparecer ansiedade quanto ao fim do processo.

Impeachment noite

– A grande ansiedade é se o processo vai terminar na madrugada de segunda para terça ou de terça para quarta. Ele quer saber quando vai conseguir embarcar para a China – confidenciou um auxiliar próximo.

Ontem Temer solicitou informações sobre como foi a posse do ex-presidente Itamar Franco, que assumiu após a renúncia de Fernando Collor. O presidente interino quer que a posse seja protocolar e rápida, para embarcar em seguida para a cúpula do G-20. Ele não falará na cerimônia do Congresso, mas já prepara o discurso que irá gravar para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e TV no mesmo dia de sua posse.

Hoje, Temer recebeu senador Magno Malta (PR-ES) e o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, pela manhã e à tarde recebeu o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e a bancada do DF. As conversas aconteciam na mesa de reuniões de seu gabinete, enquanto a TV permanecia ligada ao fundo, com o volume baixo.

Quando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), bateu boca com os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ), um assessor interrompeu o encontro com Sartori e informou o presidente interino sobre a confusão. Em seguida, quando Renan soltou uma nota explicando suas declarações a respeito de ter intervindo para livrar o indiciamento de Gleisi no Supremo Tribunal Federal, outro assessor foi até o gabinete presidencial mostrar a nota.

O presidente interino chegou cedo ao Palácio do Planalto, por volta de 9h30 e encerrou o expediente às 19h15. Ele vai permanecer em Brasília durante o fim de semana.