Agronegócio

Startup do agro anuncia expansão com abertura de franquia no Paraná

Lançada há seis meses, criadores da plataforma Campear projetam novas parcerias com franquias e lojas online em 15 estados

Startup do agro anuncia expansão com abertura de franquia no Paraná

Primeira plataforma de marketplace para o agro brasileiro com rede própria de franquias, a Campear desembarca no Paraná, em um dos mais importantes polos agropecuários do país. A nova parceria atende municípios da região Oeste, também conhecida como celeiro paranaense, que tem a economia baseada na agropecuária, especialmente as culturas de soja, trigo, feijão e na criação de aves, suínos e bovinos leiteiros e de corte.

A comercialização, via internet, que funciona como uma grande vitrine de compra e venda, é acessível a fabricantes, comerciantes, prestadores de serviços e agricultores, exporem seus produtos e serviços. Entre as mais de 25 categorias, há opções de insumos, equipamentos, maquinário, animais e imóveis, entre outras. Inicialmente, a possibilidade é de venda direta entre vendedor e comprador, sem intermediários, com negociações transparentes e em um ambiente seguro. Além de Cascavel, com mais de quatro mil estabelecimentos agropecuários em atividade, também são atendidos Toledo, Guaraniaçu, Corbélia, Capitão Leônidas Marques e municípios vizinhos.

“O usuário pode comparar preços, analisar novos produtos e oferecer a própria produção. Nós apresentamos as ofertas e conectamos as partes interessadas, mas a relação de venda será entre o comprador e o vendedor. Deixamos o vendedor em evidência, sem escondê-lo como acontece em outras plataformas”, explica Esequiel Ransolin, sócio e um dos fundadores da Campear. “Todo fabricante, comerciante, prestador de serviços ou agricultor familiar tem liberdade para expor seus produtos e serviços”, reitera Ransolin.

Um dos diferenciais da Campear são os franqueados, que representam a plataforma na sua região de atuação. Profissionais de diferentes áreas do agronegócio que estão em contato direto com produtores rurais e empresas, prestando assistência, humanizando o atendimento e fazendo com que o usuário se sinta mais seguro. Essas ações acabam por auxiliar a inclusão digital dos usuários. A plataforma é aberta a todos os elos da cadeia do agronegócio acessando pelo link https://campear.com.

Com experiência mais de 25 anos no agronegócio, 17 deles na área técnica de uma multinacional, em que percorria o estado do Paraná, Valcir Antonio Guarda está entusiasmado. Espera aplicar, na franquia, o conhecimento e a experiência acumulados ao longo do tempo. Técnico em agropecuária por formação, conta que já buscava formas de aproximar o produtor rural com a comercialização. “Acredito que o mundo está cada vez mais digital e com o agro não é diferente. O diferencial da plataforma da Campear é que ela possibilita um contato, para que o produtor rural sinta confiança no negócio que ele quer fazer. Por incerteza ou desconfiança, muitos negócios ficavam só na conversa e não iam adiante. É por isso que eu acredito no projeto e sou um franqueado”, afirma.

Desde o lançamento da plataforma, em setembro de 2020, a rede já conta com franqueados que abrangem mais de 350 cidades, atuando diretamente no campo com produtores e empresas. O objetivo da Campear é alcançar todo o território nacional até o final do ano.

Valcir Guarda avalia que o uso da tecnologia no campo é um fator que ajuda o jovem a se interessar pelo agro, permanecendo na propriedade e facilitando a sucessão familiar. “Interessa muito ter, na palma da mão, uma vitrine onde o representante ou dono de equipamentos oferecem todo o tipo de produtos, é bom para quem quer vender e para quem quer comprar”, garante ele. “O digital vem para somar e as soluções em tecnologia vêm ajudando muito o desenvolvimento do agro nos últimos anos. E tem espaço para crescer, é uma área que ainda vamos ouvir falar muito”, complementa o novo parceiro paranaense.

Campear Way – Guarda participa da Campear Way, opção em que o franqueado conquista a posse da franquia trazendo usuários e empresas para a plataforma. Além de receber as comissões sobre os resultados de sua região desde o primeiro mês de trabalho, passa a ter participação progressiva na franquia, sem a necessidade de investimento inicial para a aquisição. “Essa forma é diferente e interessante, você pode crescer junto com a Campear”, resume Guarda.

 

Sobre a Campear: O projeto da startup começou a tomar forma em 2019 e, logo depois, o CEO da Campear, Jean Fuchs embarcou para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, já levando a ideia para validação e refinamento. O negócio foi concebido totalmente com recursos próprios dos sócios, sem capital externo até o momento. “O desenvolvimento foi todo com tecnologia própria, altamente sofisticada e segura. Nós começamos do zero, foram várias pesquisas e análises antes da plataforma tomar forma, com foco na facilidade de manuseio e na simplicidade de conseguir se relacionar e fazer negócios”, revela Fuchs.

A startup tem sede no Tecnovates, parque tecnológico da Univates em Lajeado, um dos mais importantes polos de tecnologia e inovação do Rio Grande do Sul. A plataforma funciona como uma grande vitrine de compra e venda, aberta a todos os elos da cadeia do agronegócio, acessível pelo link https://campear.com

Assessoria