Cotidiano

Sorte no amor e sorte no Enem também

enem1.jpgUm ano inteiro de estudos e apenas dois dias de prova. Passar no Enem exige muito esforço e horas de dedicação, mas será que sobra tempo para namorar? Ou melhor, será que o convívio com a mesma turma, sob pressão, com aulas extras e simulados no fim de semana, pode favorecer o encontro de alguém especial? Conversamos com Beatriz Melo e Matheus de Lucca, ambos de 19 anos, que se conheceram nos preparativos para a prova e conseguiram se dar bem, tanto no Enem como no relacionamento.

Matriculados na mesma escola preparatória, Matheus e Beatriz não repararam um no outro até uma viagem da turma. Foi num passeio à Paraty que puderam se conhecer e aí, sim, ficar. Pouco tempo depois começaram a namorar firme e a equilibrar seus encontros com os estudos.

? No início do namoro a gente quer ficar junto o tempo todo, então é mais difícil achar um meio termo. Penso que seria mais fácil se o Matheus estudasse em outra escola, por exemplo. A gente só se veria nos momentos de lazer ? diz Beatriz.

Mas não foi assim que aconteceu com a gente, relembra ela:

? A gente conseguiu ir bem nas provas e ficar junto, mas a verdade é que comecei o ano sentando na frente da sala e terminei o ano lá na turma do fundão, conversando a todo momento com ele. Na verdade, tive amigas que até terminaram o relacionamento porque não tinham tempo para encontrar o namorado; e outras que viveram o contrário: foram mal no Enem por conta de um relacionamento, no período de preparação para o exame.

Mais desencanado, Matheus tinha como maior preocupação passar de ano na escola e sobreviver à intensa rotina de estudos:

? Estudava para a prova de véspera e acabava me dando bem. Mas nunca fui muito de sair, por exemplo, então acho que namorar foi até melhor, mais tranquilo. Quem gosta de sair muito tem que diminuir o ritmo mesmo, até porque não tem como sair na sexta à noite e ter que acordar cedo para fazer simulado no sábado. Lógico que dá para sair e ver os amigos de vez em quando, mas no geral é difícil ter uma vida social intensa e ainda ter que estudar.

enem2.jpgCada um do seu jeito, Matheus e Beatriz atingiram seus objetivos. Depois de prestarem o Enem em 2014, ingressaram nos cursos de Engenharia Civil na PUC e Jornalismo na UERJ, respectivamente. Longe do convívio diário na escola, completaram dois anos de namoro que, segundo eles, está ainda mais forte:

? Ficou bem mais fácil namorar depois que a gente entrou para a faculdade. A gente se encontra nos fins de semana ou dá uma escapada de segunda a sexta ? conta Bia.

E Matheus completa:

? Assim a gente não cai na rotina, que é muito chata.