Cotidiano

Só neste ano, IAP produziu quase 500 mil mudas de espécies nativas

Os viveiros do IAP são os únicos do País que fornecem mudas de espécies nativas de graça

Curitiba – O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) forneceu, só neste ano, 491.867 mudas de espécies nativas para recomposição florestal. Foram atendidos 524 produtores paranaenses.

São mudas de araucária, peroba, aroeira-pimenteira, bracatingas, embaubas, quaresmeira, pau-d'alho, cedro rosa, guapuruvu, erva-mate, peroba-rosa, pitanga, palmito, imbuia, guabiroba, espinheira santa, ipês, só para citar alguns exemplos entre as mais de 100 espécies produzidas e fornecidas grauitamente aos produtores.

Os viveiros do IAP são os únicos do País que fornecem mudas de espécies nativas de graça. De 2011 a 2014 foram produzidas 11,4 milhões de mudas. A produção atendeu, neste período, 22,2 mil produtores rurais e foi usada para reflorestar mais de 10 mil hectares de áreas degradadas.

O IAP mantém 20 viveiros e dois laboratórios de sementes em Engenheiro Beltrão e São José dos Pinhais. Cultivadas com dedicação, cuidado e muita técnica, as mudas são fornecidas em um mix completo de espécies florestais nativas adequadas às diferentes regiões do Estado e ao tipo de área.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)