Cotidiano

Sistema de Informações Digitais completa 90 dias de funcionamento em Foz do Iguaçu

Mais de dez mil documentos foram digitalizados nestes três primeiros meses

Sistema de Informações Digitais completa 90 dias de funcionamento em Foz do Iguaçu

O Sistema de Informações Digitais (SID) da Prefeitura de Foz do Iguaçu completa 90 dias nesta sexta-feira (30), com importantes avanços na gestão dos documentos do Poder Público Municipal. Nestes três primeiros meses, mais de dez mil papéis foram substituídos pelo formato digital. Economia, sustentabilidade, celeridade e transparência são pontos-chaves da inovação tecnológica que já está sendo replicada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A medida atende aos Decretos nº 28.900 e 28.901, de 20 de janeiro de 2021, que proibiram o uso do papel na Administração Pública e implantaram o Sistema de Informações Digitais (SID).

Para o prefeito Chico Brasileiro, uma das principais vantagens da implantação do Sistema de Informações Digitais é a maior transparência nos atos públicos. “O sistema permite que, assim que documentos, como contratos da administração municipal, são assinados, sejam automaticamente direcionados para o Portal da Transparência, ficando disponíveis para o acesso dos cidadãos. Queremos garantir à população essa transparência nas ações que estamos desempenhando à frente da administração municipal”, ressalta.

A solução tecnológica foi uma das principais estratégias implantadas pelo secretário de Administração, Nilton Bobato, ao assumir a pasta neste ano. Desde fevereiro, o uso do papel está abolido quase que em sua totalidade, o que deve gerar uma economia de cerca de R$500 mil por ano com impressões dos documentos em meio físico, transporte e arquivamento.

“Avançamos muito na implementação do SID e já é possível notar os impactos positivos da medida para o ambiente institucional, que refletem na prestação de serviços para a população. Além da sustentabilidade, a medida garante maior celeridade nos processos internos e a economia gerada se reverte em obras para a comunidade”, comentou Bobato.

A informatização também tem sido uma importante aliada para a prevenção da transmissão do coronavírus, uma vez que, além de dispensar o suporte em meio físico, reduziu a necessidade de contato presencial para tramitação dos documentos.

“A tecnologia tem sido fundamental neste momento em que o distanciamento social representa a proteção à vida”, complementou Bobato.

Funcionamento – O SID foi desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação que gerencia o trâmite de documentos e seus devidos despachos com assinaturas eletrônicas. O novo sistema transformou a rotina dos servidores municipais, como explica a agente administrativa, Vanessa Augusta Erhart.

“Eu gosto muito desse sistema e ele está representando uma grande diferença em vários aspectos. A sustentabilidade é um deles. Há penalizações que antes geravam mais de duas mil folhas. Além disso, os processos internos estão mais ágeis e o sistema contribui para maior monitoramento e transparência nas tramitações”, contou.

O próximo passo da gestão é implantar o Protocolo Digital pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Secretaria Municipal da Administração, bem como para os demais documentos administrativos no âmbito do Poder Executivo Municipal.