Saúde

Sistema da Celepar agiliza solicitação de medicamentos na Farmácia do Paraná

Desenvolvido em parceria com a secretaria estadual da Saúde, solução reduz a necessidade da ida presencial às farmácias, agiliza o atendimento e os cidadãos podem acompanhar o processo de maneira digital

Farmácia do Paraná que garante medicamentos gratuitos aos paranaenses, no centro de Curitiba. 
   21/08/2019 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Farmácia do Paraná que garante medicamentos gratuitos aos paranaenses, no centro de Curitiba. 21/08/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Serviço desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Saúde, o Farmácia do Paraná Digital permite a solicitação de medicamentos fornecidos pela Rede de Farmácia do Estado de maneira 100% virtual.

O sistema pode ser acessado pelo Paraná Inteligência Artificia (PIÁ), uma plataforma do Governo do Estado, também desenvolvida pela Celepar, que dá ao cidadão o acesso a serviços e informações online.

A Secretaria da Saúde é responsável pelo acesso do cidadão aos medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). São medicamentos para tratamento de mais de 90 doenças.

Para ter acesso a esses medicamentos é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação junto às farmácias da Saúde e apresente um conjunto de documentos e exames de acordo com o medicamento solicitado e doença correspondente (CID-10). Como alternativa ao cadastro realizado de forma presencial pelo paciente na farmácia, foi desenvolvido o Farmácia do Paraná Digital, que facilita os processos e está disponível desde outubro deste ano.

“Este é o espírito da gestão eficiente e moderna, sob orientação do governador Ratinho Junior. Poder entregar para a população um serviço cada vez mais rápido, fazendo com que a inovação e a tecnologia possam diminuir distâncias na assistência ao serviço de saúde”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, a parceria entre a empresa e a Secretaria da Saúde no uso de serviços com tecnologia garante mais facilidade e qualidade de vida ao cidadão. “Estamos devolvendo algo inestimável tanto aos usuários do serviço, quanto a quem realiza atendimentos: o tempo, que é melhor aproveitado pela agilidade possibilitada por esta plataforma construída em conjunto”, afirmou.

Para a coordenadora da Farmácia da 2ª Regional de Saúde, Kelly Braga, o sistema facilita a vida dos usuários. “Com a implantação desta solução o cadastro dos pacientes ficou mais ágil, uma vez que os dados já vêm preenchidos pelos usuários, diminuindo possíveis erros de informações, o que facilita os trâmites e evitar o consumo de papel”, disse.

COMO ACESSAR – O acesso ao sistema é simples. Neste site o cidadão informa os dados pessoais, anexa documentação e laudos necessários para comprovar a enfermidade e solicitar o medicamento pelo sistema Farmácia do Paraná Digital.

O cadastro é então enviado para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia fazem a triagem e verificação da documentação fornecida. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento na Farmácia do Paraná.

Com a implantação do sistema, a ida presencial à farmácia diminui de maneira significativa. Na falta de algum documento no momento da solicitação, é possível enviá-lo pelo computador. Além disso, o acompanhamento do processo é feito de maneira inteiramente digital.

DISPONIBILIDADE – Esse serviço está inicialmente disponível para moradores de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, onde estão as farmácias com maior número de usuários. Somente nesses quatro municípios são realizados em média 1.300 novos cadastros por mês. Isso significa reduzir esse volume de pacientes que teriam que se deslocar até a Farmácia da Regional de Saúde.

“Este serviço poderá ser disponibilizado aos demais municípios do Estado”, informou a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli.

“Essa implantação foi possível pela existência de um sistema de informação próprio para gestão dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no Paraná, denominado Sismedex. O sistema Farmácia do Paraná Digital, que permite a solicitação de medicamentos pelo paciente, possui interoperabilidade com o Sismedex”, acrescentou.

O sistema de informação Sismedex foi desenvolvido pela Celepar, e é especializado no gerenciamento e operacionalização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (CEAF).

(AEN)