Cotidiano

Sílvio deixa avanços na saúde como marca forte

Representante comercial que virou prefeito, Sílvio Santana (PMN) conclui no fim de dezembro seu segundo mandato consecutivo

Lindoeste – Representante comercial que virou prefeito, Sílvio Santana (PMN) conclui no fim de dezembro seu segundo mandato consecutivo. Homem simples e de palavras serenas, Sílvio tinha por desafios mostrar às pessoas de Lindoeste, sua cidade natal, que era possível colocar em prática um programa de ação focado em avanços sociais e econômicos à comunidade. “Sou filho dessa terra, por isso meu compromisso era com avanços duradouros. Chego ao fim da gestão com a sensação de dever cumprido”, afirmou ele ontem em visita à redação de O Paraná.

É na área da saúde onde estão as conquistas que Sílvio considera as mais importantes. Ele contratou mais médicos, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro. “Formamos uma equipe multidisciplinar para atender a comunidade com respeito, dedicação e resultados”. Uma Unidade Básica de Saúde já foi entregue e está em atividade e outra será inaugurada antes do fim do mandato. A gestão de Sílvio também trouxe novidades, como a implantação do Saúde da Família, programa que aproxima ainda mais as equipes do setor dos bairros e da periferia. “Os resultados são muitos bons”, garante.

O fim das filas para consultas e exames, que antes desafiada a paciência dos usuários do SUS, é outra herança que Sílvio Santana deixa. A medida adotada tem a simplicidade como essência: o agendamento de consultas, que permite agilidade e esperas consideradas desrespeitosas. O prefeito afirma que aprendeu muito na vida pública. Ele enfrentou problemas internos sérios, a exemplo do excesso de chuva que por três vezes destruiu investimentos pesados na recuperação de estradas, bem como externos, a exemplo do gradual recuo da receita pública e dos efeitos das crises internacional e, mais recentemente, da brasileira.

Além de oito ônibus à educação, da criação de 15 associações de agricultores, que receberam tratores e implementos, as duas gestões sucessivas de Sílvio deixa legado de mais de 30 obras à comunidade de Lindoeste. Além de melhorias em várias áreas, permitiram a geração de empregos e a injeção de recursos consideráveis na economia local. “Posso afirmar que, em 1º de janeiro de 2017, vou entregar a prefeitura ao meu sucessor muito melhor do que quando a recebi”, afirma Sílvio, que depois que deixar a vida pública vai se dedicar integralmente ao ofício de comerciante.