Cotidiano

Semana do Meio Ambiente: Prefeitura de Foz tem programação envolvendo a comunidade

Entre as ações, estão a entrega de mais de 60 mil sacolas para a coleta seletiva

Semana do Meio Ambiente: Prefeitura de Foz tem programação envolvendo a comunidade

 

Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza uma programação extensa, que inclui ações voltadas para a orientação e conscientização dos moradores sobre a importância da coleta seletiva no município.

Nesta manhã de quarta-feira (01), a primeira ação foi uma visita de diversos profissionais da área na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) Graciela Mara Barbosa de Oliveira, na região da Vila Portes.

No local, os participantes puderam conhecer a estrutura da unidade, os trabalhadores, que fazem parte de quatro cooperativas do município, e acompanharam o funcionamento da coleta seletiva em Foz.

“É uma troca de experiências incrível, com profissionais de diversas cidades, estados e também do Paraguai. Eles puderam conhecer de perto nossa estrutura, a forma de como atuamos no processo da coleta seletiva. Um aprendizado para todos os envolvidos”, disse Rosani Borba, coordenadora do Programa de Gestão de Resíduos Recicláveis.

Atualmente, Foz do Iguaçu conta com seis UVRs, gerando, no total, 120 empregos. Cada unidade recebe cerca de 20 toneladas de resíduos por mês. Esses avanços possibilitaram que a renda dos catadores, que era de aproximadamente R$ 300 por mês evoluísse para, em média, R$ 1.800.

Raquel Ferreira dos Souza Pires Salles é embaixadora Latino-Americano do Programa Lixo Zero. Ela veio de Goiânia para participar do congresso e conhecer as ações realizadas no município. Para ela, o dia foi muito produtivo, com muita troca de informações.

“Essa experiência realizada nas unidades de valorização de resíduos em Foz é realmente algo inovador. Quero levar para Goiânia. Um modelo exemplar a ser seguido, simples, fácil e que engaja toda a população e valoriza ainda mais os trabalhadores em todo o processo”.

Entrega das sacolas

A partir de quinta-feira (02), sacolas de ráfia destinadas à separação de materiais recicláveis começam a ser entregues em cerca de 60 mil casas de Foz do Iguaçu. A distribuição faz parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente da prefeitura, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

“Cada cooperativa será responsável pela ação na região em que atua. Vamos realizar o porta a porta, indo de casa em casa entregando as sacolas e orientando os moradores sobre a importância da coleta seletiva. Nosso objetivo é chegar em todas as regiões da cidade”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Angela Meira.

Ela ressaltou: “mas lembramos que, caso haja perda da sacola, não é motivo para não separar os resíduos corretamente. Pedimos a colaboração de toda a população, esse é um trabalho muito importante para a sustentabilidade e também para as pessoas que trabalham no setor”.

Assessoria