Cotidiano

Segunda operação de Itaipu permite escoamento de mais de cem barcaças paraguaias

O nível abaixo da barragem (a jusante) aumentou em 1,1 metro. Volume possibilitou navegabilidade do Rio Paraná, num período crítico de estiagem

Segunda operação de Itaipu permite escoamento de mais de cem barcaças paraguaias

A segunda operação especial de Itaipu para ajudar no escoamento da safra de grãos do Paraguai permitiu o transporte de 104 barcaças paraguaias rumo ao mercado internacional. Em 13 dias, a usina aumentou sua produção de energia em 12%, quando comparada ao período anterior ao início da medida.

Com a redução de 47 centímetros do nível do reservatório, foi possível aumentar em 1,1 metro a jusante (abaixo da barragem). O volume possibilitou a navegabilidade do Rio Paraná, num período crítico de estiagem, um dos piores de toda a história.

“Ao final da operação especial, o nível do reservatório atingiu a cota de 217,48 metros, 30 centímetros superior ao esperado, pois a afluência média foi aproximadamente 6% maior que a inicialmente prevista”, explica o superintendente de Operação, José Benedito Mota.

A operação especial feita a pedido das Chancelarias do Brasil e Paraguai, com participação do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras, Agência Nacional de Águas (ANA) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“O sucesso da medida só foi possível graças ao trabalho integrado das Divisões de Estudos Hidrológicos (OPSH.DT), de Programação Energética (OPSP.DT) e da Operação do Sistema em Tempo Real (OPSO.DT), do Departamento de Operação do Sistema (OPS.DT)”, complementa Mota, elogiando o esforço de toda a equipe.

Essa é a segunda operação em pouco mais de dois meses, sem abertura do vertedouro, feita pela Itaipu para possibilitar o escoamento da safra paraguaia pelo Rio Paraná.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, “essa ajuda ao Paraguai demonstra mais uma vez o espírito mútuo de colaboração existente entre os dois países. Aumentamos a nossa geração de energia e, por consequência, ajudamos a movimentar a economia do nosso país irmão. Um ganho para o Mercosul”.

Escoamento

O transporte começou no início da manhã de terça-feira (11), rumo aos portos argentinos, levando grãos (trigo, arroz, milho e soja) para o mercado internacional.

Produção hoje

A produção somada de Itaipu no ano de 2020 passa de 47,5 milhões de megawatts-hora (MWh). A geração acumulada desde maio de 1984, quando a usina começou a produzir, chega a 2.735.736.589 MWh (2,7 bilhões de MWh).