Saúde

Secretaria de Saúde confirma mais 11 óbitos por dengue no Paraná

O secretário estadual da Saúde, César Neves, disse que o cenário do aumento de casos e óbitos é em todo Brasil e no Paraná não é diferente

Secretaria de Saúde confirma mais 11 óbitos por dengue no Paraná

 

 

Curitiba – Mais 11 mortes por dengue foram registradas no Paraná, de acordo com o boletim semanal da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado ontem (24). O informe relata que há 11.464 novos casos, um aumento de 20,40% em relação aos números do boletim da semana anterior. O Paraná tem 32 mortes e 67.655 casos confirmados, desde o início do atual período sazonal da doença, em agosto de 2021.

Os óbitos são das cidades de Pitanga, Pato Branco, Matelândia, Arapongas, Foz do Iguaçu, Cafelândia, Cianorte, Maringá, Londrina, e Cornélio Procópio. São quatro mulheres e sete homens entre 41 e 90 anos e ocorreram entre os dias 1º de abril e 14 de maio deste ano. Dos 382 municípios que registraram notificações de dengue, 335 confirmaram a doença. Em 298 deles há casos autóctones, ou seja, a doença foi contraída no município de residência dos pacientes.

O secretário estadual da Saúde, César Neves, disse que o cenário do aumento de casos e óbitos é em todo Brasil e no Paraná não é diferente. O momento é de cuidado e de extrema importância a prevenção. “É necessário que a população não se esqueça de reforçar os cuidados em casa. Alguns minutos por semana dedicado a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti podem salvar vidas”, enfatizou.

Um levantamento realizado pelo Estado apontou que criadouros como lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferros-velhos, entulhos de construção, são os principais depósitos passíveis de remoção e representam 38,2% dos criadouros encontrados. O segundo grupo mais relevante para o ciclo de vida do mosquito são depósitos móveis como vasos e frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção e objetos religiosos.