Agronegócio

Secretaria da Agricultura publica resultado do edital do Coopera Paraná

Documento relaciona pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar classificadas e desclassificadas. que têm até 23 de setembro para interpor recurso.

O produtor Bruno Schules, 32, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é um dos agricultores que trabalham com olericultura no Estado e recebem atendimento da Emater.  -  São José dos Pinhais, 04/04/2019  -  Foto: José Fernando Ogura/ANPr
O produtor Bruno Schules, 32, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é um dos agricultores que trabalham com olericultura no Estado e recebem atendimento da Emater. - São José dos Pinhais, 04/04/2019 - Foto: José Fernando Ogura/ANPr

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento publicou nesta quinta-feira (16) o resultado da classificação e desclassificação dos Projetos de Negócios do Edital n.º 001/2021 que contam com apoio financeiro. A publicação está no Diário Oficial de Indústria e Comércio n.º 11.017 e no site da entidade. Foram classificados 87 projetos de negócios apresentados por cooperativas de municípios de todas as regiões do Paraná e 42 apresentados por associações.

O mesmo documento traz a relação de 22 projetos de cooperativas e de 31 de associações que foram desclassificados por não apresentarem a pontuação mínima exigida pelo edital. Essas Organizações da Sociedade Civil (OSC) poderão interpor recurso, em formulário próprio (Anexo 18 do edital), até a próxima quinta-feira (23). O documento deve ser endereçado ao chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio do endereço eletrônico [email protected].

O Edital 001/2021 faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar – Coopera Paraná, que prevê ações integradas entre o setor público e privado. O programa busca incentivar a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos.

De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Meister, a intenção é selecionar e classificar Projetos de Negócios que possibilitem melhorar a competitividade e o acesso a mercados pelas pequenas organizações de produtores, garantindo maior renda e uso de boas práticas ambientais e sociais. O valor total dos recursos do edital é de R$ 31,5 milhões.

COMITÊ GESTOR – Além de técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o comitê gestor do programa tem participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), da Ocepar/Sescoop e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

 

Fonte: Agência Estado