Cotidiano

Sanepar busca vazamentos na rede de água em bairros de Cascavel

Monitoramento acontecerá nos bairros Morumbi e Periolo, a partir desta terça-feira (28). Trabalhos serão executados à noite e na madrugada para facilitar o trabalho de escuta com o geofone, aparelho que detecta ruídos de vazamentos.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza obras no municipio de Guaira para elevar  o serviço de coleta e tratamento de esgoto  e 100% da região urbana é abastecida com água tratada de qualidade. Estação de Tratamento de Esgoto (ETE( Carumbei esta em funcionamento. Para ampliar o sistema de esgoto obras tubulação que vão atender moradores do distrito de Bela Vista 06/08/2020 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza obras no municipio de Guaira para elevar o serviço de coleta e tratamento de esgoto e 100% da região urbana é abastecida com água tratada de qualidade. Estação de Tratamento de Esgoto (ETE( Carumbei esta em funcionamento. Para ampliar o sistema de esgoto obras tubulação que vão atender moradores do distrito de Bela Vista 06/08/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A partir desta terça-feira (28), a Sanepar intensifica o trabalho de pesquisa de vazamento nas redes e nos ramais de distribuição de água de Cascavel. A escuta será feita nos bairros Morumbi e Periolo, durante alguns dias, das 22h às 5h, para monitorar trechos da tubulação de água e localizar vazamentos ocultos e aparentes nas tubulações e nos cavaletes das ligações de água.

Esse é um trabalho preventivo que busca evitar o desperdício de água e manter equilibrado o sistema de abastecimento para a população.

“Nossas equipes fazem periodicamente o trabalho de monitoramento nas tubulações em todas as regiões da cidade, e agora estamos intensificando a pesquisa nessas duas regiões para identificar possíveis pontos de fuga de água, executar o conserto com a maior brevidade possível e, assim, evitar perdas de água no sistema de distribuição”, explica o gerente regional Rodolpho Tanaka Savelli.

As vistorias nas redes serão executadas por uma equipe da empresa Ercon Engenharia, contratada para essa atividade. A equipe vai atuar nessa ação usando uniforme, crachá de identificação, coletes fluorescentes e um veículo caracterizado.

Para localizar o vazamento é utilizado um equipamento denominado geofone. Esse aparelho, que se assemelha a um estetoscópio, detecta os ruídos característicos dos vazamentos ou da fuga de água. “O monitoramento à noite facilita porque há redução dos ruídos dos veículos e do movimento natural da cidade e porque o consumo de água é menor permitindo a identificação dos pontos de vazamento”, esclarece o gerente.

Os técnicos realizam a escuta subterrânea, conferem os cavaletes, a pressão da rede e fazem sondagens nas calçadas e ruas com pequenas perfurações, a fim de identificar a umidade do solo, quando há suspeita de vazamento. Os locais dos vazamentos são sinalizados com setas como referência para a equipe de consertos.

 

Agência Estado

Relatório Administrativo da Sanepar. Geofonamento realizado por funcionário da Sanepar, em Maringá. 07/12/2016 Foto: Brunno Covello