Saúde

Samu aponta queda relevante em ocorrências para covid 19

Em agosto, foram registradas 764 ocorrências ao longo do mês

Samu aponta queda relevante em ocorrências para covid 19

Após um período de sete meses da terceira onda da covid 19, finalmente as estatísticas oficiais demonstram que, pelo menos momentaneamente, a fase crítica foi superada em termos de pandemia.
É o que indica balanço de acionamentos totais de recursos do Samu para ocorrências covid 19, cujos dados foram levantados nessa terça-feira (19). Até a data, o total de acionamentos durante o mês de outubro chegou a 292, o que representa forte tendência de queda em relação a setembro, com 833 ocorrências ao longo do mês. Em agosto, foram registradas 764 ocorrências ao longo do mês; em julho, foram 772 ocorrências e, em junho, foram 1.018 ocorrências.
A título de comparação, no mês de março deste ano, auge da infecção, com 1.022 ocorrências, a média diária era de 34 atendimentos. Já no mês de outubro, a média diminuiu para 15,3, menos da metade daquele período. Ao prosseguir nestes patamares, a situação voltará aos mesmos níveis do início da pandemia, em março do ano passado.
De acordo com o doutor Rodrigo Nicácio, diretor Médico do Samu Oeste, as campanhas de vacinação em massa contribuíram para estas estatísticas. “Devemos sempre ressaltar que a pandemia ainda não acabou, mas os prognósticos são alvissareiros”, destaca.
Outro fator relevante, indica Nicácio, é a vacinação da terceira dose, que prospera em ritmo acelerado. “A dose complementar reforça a imunização de um público significativo, principalmente aqueles com idade mais avançada e os que estão na linha de frente de combate à doença”, destaca.