Cotidiano

Russomanno cita morte de mulher ao propor mudanças na Saúde

russomannofeira.jpg

SÃO PAULO – O deputado federal Celso Russomanno (PRB) lembrou a morte da mulher, causada, segundo ele, por negligência médica, nos anos 1990, ao sugerir mudanças no sistema de saúde pública durante campanha em uma feira livre da Zona Sul de São Paulo nesta quinta-feira. O candidato também comentou a última pesquisa do Ibope, que mostra que ele lidera a corrida para a prefeitura da capital paulista com 33% das intenções de voto, e disse que trabalha como se estivesse em último lugar.

Russomanno prometeu a criação de um cartão eletrônico com chip que guarde todas as informações dos pacientes, como resultados de exames, remédios e alergias. O candidato evitou se comprometer com a construção de novas unidades de saúde e atacou a gestão feita hoje pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Ao ser questionado sobre as prioridades de sua campanha, citou a morte da mulher.

– Saúde é a maior preocupação minha. Comecei minha vida política porque perdi minha mulher por negligência médica. Saúde pra mim é tudo.

Adriana Torres Russomanno morreu em outubro de 1990 por uma infecção generalizada causada por meningite. Na época, Russomanno trabalhava como repórter de TV e filmou imagens do hospital que chegaram a ser consideradas chocantes. Ele acusou o Hospital São Camilo de negligência, mas, após quatro anos, a unidade de saúde foi absolvida pela Justiça.

Ao comentar o resultado das pesquisas, afirmou que trabalhará ?como se fosse o último candidato?. Questionado sobre o fato de também estar na primeira colocação no início da campanha de 2012 para a prefeitura de São Paulo, em que não passou para o segundo turno, respondeu que usará o tempo de TV para não perder votos para os outros candidatos:

– A gente tinha pouco tempo de TV (em 2012). Agora teremos mais tempo para mostrar as propostas que a gente tem para a cidade.

O candidato do PRB terá 1 minuto e 12 segundos no horário eleitoral gratuito que começa nesta sexta-feira. Em 2012 ele teve 2 minutos. A campanha para prefeito tinha 30 minutos na TV. Este ano serão 10 minutos, então, proporcionalmente, ele terá mais tempo este ano.

Em mais uma visita a uma feira livre da capital paulista, o deputado federal caminhou por cerca de 1h30 distribuiu autógrafos, tirou selfies com eleitores, usou um chapéu de couro de um candidato a vereador e tirou fotos com ga