Cotidiano

Ruas do Jardim Morenitas são preparadas para pavimentação asfáltica

Trabalhos ocorrem após conclusão das obras de drenagem; vias do Parque Patriarca também serão contempladas

Ruas do Jardim Morenitas são preparadas para pavimentação asfáltica

Quase 5 mil metros de galerias pluviais foram instalados no Jardim Morenitas para resolver problemas antigos de alagamentos na região. Agora, com a obra concluída, a Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia uma nova etapa para deixar o bairro com uma “nova cara”: as ruas estão sendo preparadas para receber a pavimentação asfáltica.

Nesta segunda-feira (07), os serviços de limpeza que antecedem a aplicação da massa asfáltica se concentraram na Rua Ricardo Novakoski. Além do Jardim Morenita, o Parque Patriarca também irá receber o asfaltamento.

“As obras de drenagem e pavimentação que estão sendo executadas pela prefeitura atendem antigas reivindicações dos moradores. Além de solucionar um problema que trazia transtornos e prejuízos, esse trabalho ainda promove a valorização dos bairros e uma melhor qualidade de vida para aqueles que ali residem”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

Drenagem

O investimento nas obras de drenagem da região foi superior a R$ 3,6 milhões.“Estas obras visam melhorar a qualidade de vida da população, diminuir os custos da administração com manutenção das galerias, e, principalmente, aumentar a capacidade de vazão e escoamento de chuvas, a fim de evitar transtornos provocados pelos alagamentos”, comentou o secretário municipal de Obras, Cézar Furlan.

Conforme um estudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, os alagamentos na região foram causados pela ocupação urbana bi entorno do arroio Ouro Verde, que ocorreu sem controle dos impactos ambientais. Essas ocupações incentivaram uma urbanização acelerada desses loteamentos. O impacto dessa urbanização foi a diminuição das áreas permeáveis e o maior volume de escoamento das águas de chuva sobre as pistas de rolamentos.