Cotidiano

Reunião discute programa de qualificação para os consórcios de saúde

Paraná tem 24 Consórcios Intermunicipais de Saúde que gerenciam Ambulatório Médico de Especialidades

Reunião discute programa de qualificação para os consórcios de saúde

O Programa de Qualificação para os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) foi o tema da reunião realizada nesta terça-feira (27), em Curitiba. O encontro reuniu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).

De acordo com o secretário, o principal objetivo do é levar a saúde mais perto da população. “No Paraná, de maneira diferenciada, os consórcios existem desde a década de 90 e vêm sendo aprimorados. A relação entre os consórcios e o Governo do Estado é bastante direta, porque é muito forte a questão da regionalização, da interiorização dos serviços para atender os cidadãos”, disse o secretário.

Segundo ele, os ajustes e atualizações são necessários para melhorar os serviços e efetivar a regionalização na Saúde. “Por isso, fazemos todo o esforço para regionalizar e dar mais capilaridade para os serviços, apoiando os consórcios, os municípios, os secretários de saúde e a população assistida pelo SUS e cumprimos o nosso Plano de Governo”, explicou Beto Preto.

PROPOSTA – Uma das propostas para aprimorar a atuação dos consórcios é aumentar o valor do custeio. “Hoje investimos R$ 30 milhões para custeio dos CIS, queremos ampliar para R$ 60 milhões, ainda não fizemos porque tivemos a preocupação e o esforço voltados para a enfrentar a pandemia”, explicou o secretário.

AME – Uma das estratégias da Secretaria da Saúde para prestar atendimento multiprofissional especializado em todas as regiões do Estado é a implantação de unidades assistenciais   denominadas Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Beto Preto explicou que o Governo trabalha na proposta de regionalização ampliando a saúde no Estado. “Em breve teremos novas estruturas de Ambulatórios Médico de Especialidades que são propostas do Governo Ratinho Junior”, disse ele.

No encontro foram levantadas questões como a dificuldade de contratação de médicos especializados em diversas áreas. Para a Secretaria da Saúde, a linha de cuidado da Pessoa Idosa é outra área prioritária tendo em vista o envelhecimento da população e a ampliação da expectativa de vida.

CIS – A organização das prefeituras em consórcios é uma estratégia para gerenciar e melhorar os serviços de saúde à população. Eles somam os recursos dos municípios integrantes ao montante estadual e federal, conseguindo assim ampliar os atendimentos especializados. Essa estratégia ocupa papel de destaque na Política de Saúde Pública do Paraná.

Os consórcios são ferramentas importantes para os municípios potencializando ações e serviços de saúde oferecidos para a população. No Paraná são 24 consórcios que gerenciam atendimentos especializados, além dos consórcios de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Paraná Saúde, que é especializado em aquisição de medicamentos.

Participaram representantes do Cosems, Cleide Messias, Adriane Carvalho, Juliana Campirelli, Giorgia Luchese e Marina Martins; representantes da Acispar, Luis Cardoso, Silvia Karla (Cismepar), Ivete Lorenzi (Conims), Letícia Cristina Bento (Cisvir),  Konstance Kremer (Comesp), Daniela Cavalcanti (Comesp). Também participaram profissionais da Secretaria Estadual da Saúde: Geraldo Biesek, Juliana Istchuk Bruning de Oliveira, Francielle Pires e Henrique Barbosa.