Cotidiano

Reunião de trabalho define estratégias da Coleta Seletiva em Cascavel

Encontro no Ecoponto Manaus discutiu sobre o trabalho neste final de ano em que há um maior volume de resíduos gerados e os desafios quanto ao recolhimento desses materiais com apoio dos munícipes na separação dos recicláveis

Reunião de trabalho define estratégias da Coleta Seletiva em Cascavel

Nessa terça-feira (14), o secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth e o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar-Animal, Ailton Martins Lima, conduziram uma reunião de trabalho com todos os trabalhadores da Coleta Seletiva do Município. O objetivo foi alinhar as estratégias de recolhimento do material reciclável gerado pela população.

Participaram da reunião a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Cláudia Clemencia da Silva; a gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa; o assessor especial de Gabinete, José Carlos da Costa, e o diretor da OT Ambiental, Luiz Carlos Boeira.

“Os Ecopontos são as bases localizadas geograficamente por toda a cidade. Organizamos esse processo por territórios, por determinação do nosso prefeito Paranhos, em que cada um dos seis Ecopontos seja referência no recolhimento e processamento dos materiais”, explicou o diretor Ailton Martins Lima.

“A organização do processo segue três divisões: geração (responsabilidade do cidadão de fazer a separação dos seus resíduos e colocar nos sacos de ráfia para disposição da coleta); a coleta (feita diariamente em toda cidade pela OT Ambiental através das equipes compostas por caminhões e seus trabalhadores); e a triagem (onde os materiais chegam, são processados e comercializados gerando renda aos cooperados”, acrescentou Ailton.

“O grande desafio é que o cidadão persevere e continue a separar os resíduos, por ele produzido.  Apenas 15% das pessoas fazem o trabalho de reciclagem dos seus resíduos para que possam chegar até os nossos cooperados.”, alertou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.

“O poder público oferece à população o serviço de recolhimento dos materiais recicláveis é dever de cada cidadão fazer a separação correta dos resíduos. Neste encontro com os trabalhadores estamos além de alinhar as estratégicas de recolhimento dos materiais, mas também agradecer o papel desempenhado por eles todos os dias, exercendo a responsabilidade ambiental no Município”, congratulou Nei Hamilton Haveroth.

(Secom)