Cotidiano

Regiões metropolitanas de Cascavel e Toledo serão tema de debate

Objetivo é debater em detalhes o Estatuto da Metrópole, aprovado no início deste ano

Cascavel – Um seminário nos dias 17 e 18 de setembro, em Foz do Iguaçu, irá debater o desenvolvimento integrado dos municípios do Oeste paranaense. Na pauta estarão os projetos de criação das Regiões Metropolitanas de Cascavel e Toledo, aprovados pela Assembleia Legislativa e já sancionados.

Promovido pela Acamop (Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná), o seminário terá como convidado especial o assessor estratégico da Sedu (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano), Álvaro Cabrini, que na semana passada participou de um encontro na Amop e apontou para a inviabilidade de se criar duas RMs no Oeste.

“A criação das Regiões Metropolitanas de Cascavel e Toledo virou uma preocupação dos vereadores, pois vai impactar o futuro dos municípios. Cabe aos parlamentares se preparem para o processo de mudança”, explica o presidente da Acamop, Romulo Quintino, que ontem participou de uma reunião na Câmara de Santa Lúcia.

O maior objetivo, segundo Quintino, é debater em detalhes o Estatuto da Metrópole, aprovado no início deste ano pelo Congresso Nacional e considerado um marco na política urbana brasileira. O referido Estatuto tem prazo de três anos para implantação e contém uma série de critérios a serem seguidos para a implantação de regiões metropolitanas.