Saúde

Razões para você maneirar no consumo de chocolate

Barras de chocolate, recheios dos mais diversos sabores, colombas e as sobremesas de colher completam o cardápio açucarado da Páscoa

Razões para você maneirar no consumo de chocolate

Os ovos são o símbolo da Páscoa e não há quem não resista a comer um pedaço nesta época do ano. Mas as guloseimas ingeridas neste feriado não se resumem aos ovos. Barras de chocolate, recheios dos mais diversos sabores, colombas e as sobremesas de colher completam o cardápio açucarado da festividade.

E não para por aí, já que a macarronada, a lasanha e outros carboidratos que fazem parte da mesa da maioria das famílias no almoço de Domingo de Páscoa também são convertidos em açúcar pelo organismo.

Se você está preocupado com sua saúde, talvez neste ano seja interessante prestar atenção na alimentação e maneirar no consumo dos alimentos ricos em açúcar, já que a ingestão em excesso da substância pode causar uma série de danos ao organismo.

Mas, se você não está convencido desse fato, reunimos um time de especialistas para apontar os principais danos que o consumo excessivo de açúcar pode causar. Confira:

Colesterol, obesidade e diabetes: De acordo com a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o açúcar está diretamente relacionado com o ganho de peso e o surgimento de diabetes mellitus. “Além disso, estudos mais recentes vêm apontando o carboidrato como grande vilão também para o aumento de colesterol, o que é ainda pior no caso dos chocolates brancos, que, muitas vezes, são produzidos apenas com óleos vegetais hidrogenados, cujo consumo também contribui para o aumento dos níveis do mau colesterol (LDL) e na redução do bom colesterol (HDL)”, destaca a médica.

Favorece o aparecimento de câncer: Além de problemas como obesidade, diabetes e colesterol, o açúcar também pode favorecer o surgimento de câncer. “As células cancerígenas, assim como todas as outras células do organismo, precisam de fontes de energia para sobreviver. Enquanto algumas células retiram essa energia do oxigênio, outras, como as células neoplásicas, utilizam como fonte de energia a fermentação do açúcar. Dessa forma, o açúcar, mais especificamente a glicose, pode impulsionar o desenvolvimento do câncer, já que alimenta as células cancerígenas, que crescem e se espalham pelo organismo”, ressalta Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. “E o açúcar é um vilão ainda maior se o câncer já estiver em desenvolvimento, pois, durante os períodos de rápido crescimento do tumor, as células cancerígenas digerem o açúcar até 200 vezes mais rápido do que as células normais.”

Envelhece a pele: O excesso de açúcar também pode levar ao envelhecimento precoce da pele devido a um processo conhecido como glicação.

Causa acne: A alta quantidade de açúcar combinada à composição rica em gordura das guloseimas de Páscoa também pode favorecer o surgimento de acne.

Predisposição a problemas circulatórios: Aline Lamaita explica que o açúcar está relacionado ao aparecimento de problemas cardiovasculares. “Isso porque o açúcar causa o espessamento e o acúmulo de placas de gordura dentro da parede das artérias, com consequente obstrução desses vasos. Dependendo da artéria afetada, tal quadro pode levar ainda a incidência de infarto, derrame e problemas de claudicação, caracterizado pela dificuldade de andar por falta de sangue nas pernas”, diz a médica.

Aumenta a suscetibilidade a infecções vaginais: As guloseimas de Páscoa também podem favorecer o aparecimento e piora de corrimento e candidíase em mulheres.

Prejudica a saúde oral: O açúcar é um dos grandes vilões da saúde oral. “Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes e o aparecimento das cáries. E o pior é que o início dessa ação ocorre poucas horas após a ingestão do açúcar. Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, também pode ocasionar gengivite e mau hálito”, alerta Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP.

Interfere na fertilidade: Além de favorecer a obesidade, o que prejudica a qualidade e a quantidade dos espermas e o processo de ovulação, a ingestão de açúcar, por si só, já reduz as chances de um casal engravidar. “O consumo excessivo de açúcar pode levar a um processo inflamatório com consequente risco de estresse oxidativo, o que pode lesar o DNA de células germinativas, aumentar a frequência de mutações prejudiciais e desequilibrar a expressão de genes que atuam na reprodução, assim comprometendo o processo reprodutivo”, afirma Marcelo Sady.

Logo, o segredo para não prejudicar a saúde é apostar na moderação, reduzindo o consumo de açúcar a, no máximo, uma colher de sopa do ingrediente por dia. Com relação aos ovos de Páscoa, o ideal é consumir de 25g a 50g de chocolate por dia, dando preferência às opções com maior concentração de cacau. “O cacau é rico em polifenóis, substâncias que, se consumidas com frequência, possuem uma série de benefícios à saúde, incluindo poderosa ação antioxidante e preventiva da formação de radicais livres e efeito protetor contra os danos ao DNA das células. Além disso, o ingrediente possui propriedades analgésicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticarcinogênicas (previne o aparecimento de câncer)”, afirma Marcella Garcez. “Além disso, o chocolate amargo, por conta dos flavonoides presentes no cacau, ainda possui benefícios comprovados para a circulação, conferindo ação vasodilatadora, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias e controlando os níveis de colesterol no sangue”, destaca Aline Lamaita.