Cotidiano

Proteste quer mais itens de segurança nos automóveis

Dos nove modelos de veículos fabricados no Brasil em 2017 e avaliados, apenas três receberam a nota máxima (cinco estrelas)

Testes de impacto realizado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP), parceiro da Proteste, associação de consumidores, avaliou nove modelos de veículos fabricados no Brasil em 2017, e apenas três receberam a nota máxima (cinco estrelas). Ou seja, foram os únicos que se mostraram totalmente seguros.

Esse é um resultado preocupante, tendo em vista que somente em 2015, 40 mil vidas foram perdidas no Brasil com acidentes e a insegurança no trânsito é uma das maiores causas de morte em todo mundo, segundo dados do governo federal.

Dessa forma, o teste de colisão, além de orientar o consumidor na hora da escolha do carro, também serve para alertar os fabricantes. Por exemplo, a Chevrolet fez mudanças significativas no Onix modelo 2018, depois que o compacto recebeu zero estrelas em proteção para adultos no ano passado. Testado já esse ano, a nova versão do Onix está mais segura (três estrelas).

Por isso que, há anos, a Proteste reivindica que a adoção dos cinco itens de segurança citados seja obrigatória em todos os automóveis comercializados no país – e não apenas nos modelos de luxo, que já os oferecem. E então, desde 2014 o freio ABS e o airbag frontal são itens obrigatórios e os outros serão a partir de 2020. A seguir, o consumidor pode conferir as dicas que a associação separou para o consumidor tomar como precaução antes de dirigir para tornar a condução mais segura e evitar acidentes:

? Verificar se as luzes do sistema ABS funcionam corretamente.

? Checar regularmente o nível de desgaste das pastilhas, discos, sapatas e tambores de freio.

? Usar fluido de freio na validade.

? Posicionar-se de forma correta no assento. Sempre ao centro; nunca de lado ou virado para trás, deitado, com os braços ou pernas cruzados, debruçado ou com os pés no painel.

? Evitar carregar objetos entre o corpo e o painel do veículo.

? Crianças devem estar em cadeirinhas ou assentos infantis, como prevê a lei.

? Se o veículo estiver carregado, é necessário manter pequena abertura dos vidros, porque as saídas de gases podem estar obstruídas. Isso, quando os airbags são acionados, gera problemas para os ouvidos dos ocupantes.

? Mesmo com os sistemas de segurança em dia, a velocidade das vias devem sempre ser respeitadas.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: www.proteste.org.br