Cotidiano

Projetos de lei garantem benefícios “extras” aos recicladores de Cascavel

O diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aílton Lima, explicou que por meio do projeto serão instituídos o programa “Sustentar” e a moeda ambiental denominada “Planeta”

Projetos de lei garantem benefícios “extras” aos  recicladores de Cascavel

 

Cascavel – Com objetivo de aumentar a quantidade da coleta de lixo reciclável em Cascavel e de remunerar melhor os catadores que são primordiais nesse processo, um projeto de lei do Programa de Incentivo às Cooperativas de Catadores de Recicláveis foi assinado na noite de ontem (11), em ato solene realizado no Ecoponto Manaus, que foi revitalizado. A partir de agora, o projeto vai tramitar do Legislativo e depois de aprovado, será sancionado e regulamentado, devendo passar a funcionar em 180 dias.

O diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aílton Lima, explicou que por meio do projeto serão instituídos o programa “Sustentar” e a moeda ambiental denominada “Planeta”. Atualmente, são coletados pouco mais de 7% do lixo reciclável da cidade, mas com o novo programa a intenção é de passar para pelo menos 35% do total. “Temos um potencial bem maior do que reciclamos hoje e precisamos aumentar a coleta”, disse.

 

Fonte de renda

O Sustentar vai envolver os seis ecopontos da cidade, as cooperativas e os catadores, criando um formato diferente de remuneração. Atualmente a única de fonte de renda dos catadores é a venda dos materiais recicláveis, com o programa o Município pretende pagar também pela a triagem do material e pela a coleta do lixo. O valor será calculado pela a tonelada de lixo direto as cooperativas, que farão a divisão dos lucros entre os cooperados.

Segundo Aílton, os valores ainda estão sendo analisados, mas a iniciativa busca melhorar de forma efetiva a qualidade de vida dos catadores, que hoje precisam de benefícios sociais para conseguirem se manter. Cada um dos ecopontos –Melissa, Santa Cruz, Cascavel Velho, Brasília e Quebec – tem uma cooperativa e, juntas, somam cerca de 125 catadores, que serão beneficiados com a iniciativa.

Já a moeda Planeta vai permitir a possibilidade de troca do lixo reciclável pela a moeda ambiental em alguns pontos da cidade, que vai gerar créditos para a troca da compra de gás de cozinha, material escolar, álbum de figurinhas, brinquedos e até uma porcentagem de desconto no IPTU. O Município fará a parceria com algumas empresas para utilização do Planeta. A moeda que ainda está sendo criada, trará o desenho de animais típicos da cidade, como as capivaras e o tigre Hu.

 

Ecoponto Manaus

Ainda durante a cerimônia, dois novos caminhões foram entregues para as cooperativas Cootacar e Caremel e a revitalização do Ecoponto da Manaus. No local, foi implantado o setor de gestão de resíduos da Secretaria de Meio Ambiente, ponto de coleta de eletroeletrônicos e ainda o Centro Municipal de Educação Ambiental.

O espaço recebe visitantes para conhecer como é realizada a educação ambiental em todos os seus aspectos, com ênfase na reciclagem de lixo e ainda conhecer o processo de funcionamento da triagem de materiais recicláveis, ver na prática o trabalho de separação que é feito.

 

Avanço da reciclagem

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o índice geral de reciclagem dos resíduos sólidos no país ainda é de cerca de 5,3% do total potencialmente recuperável. Os resíduos sólidos domiciliares gerados pela população urbana está na média 1,01kg por habitante\dia.

Atualmente, Cascavel é atendida pelo Programa Reciclar é Preciso, que distribui os sacos de ráfia para população fazer a separação doméstica do lixo reciclável. Aílton Lima disse que ainda falta a consciência ambiental da população, visto que a capacidade de reciclagem de lixo mensal é de cerca de 2.380 mil toneladas, mas que apenas 350 toneladas são recicladas pelos ecopontos. A mesma quantidade, aproximadamente, é coletada pelos profissionais autônomos, ou seja, cerca de 30% do potencial.

 

Foto: Secom

 

Separação correta gera benefícios

 

O lixo deve ser separado em três grupos: orgânicos (restos de comida), rejeitos (papel higiênico, guardanapo engordurado, etc); e recicláveis (vidro, papel e plástico). Os caminhões do programa municipal passam pelas casas atendendo um cronograma, mas quem preferir também pode levar o lixo reciclado diretamente aos ecopontos.

Em Cascavel, 90% do material coletado nas residências pela coleta formal e que chegam nos Ecopontos é possível reciclar. Por consequência, garante ao Aterro Sanitário Municipal o prolongamento do tempo de uso das áreas de armazenamento do resíduo não reciclável. De acordo com o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, diariamente, 320 toneladas de lixo são destinadas ao Aterro Sanitário. Mensalmente, são cerca de 7 mil toneladas de resíduos depositadas e processadas no Aterro Sanitário. Vale lembrar que todo o material orgânico é utilizado para a produção de biogás, energia limpa.