Política

Projeto que aumenta alcance do auxílio emergencial avança

s parlamentares membros do grupo aprovaram o parecer favorável do relator da matéria, deputado Gugu Bueno (PL)

Curitiba – A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem (16) o projeto de lei 577/2021, que aumenta o número de categorias beneficiadas pelo auxílio emergencial do governo estadual. A proposta de autoria do Poder Executivo altera a lei nº 20.583/2021, que instituiu o auxílio emergencial para microempresas (ME) e microempreendedores individuais cadastrados nos grupos de atividades econômicas especificados na Lei. Os parlamentares membros do grupo aprovaram o parecer favorável do relator da matéria, deputado Gugu Bueno (PL).

De acordo com o governo, a alteração pretende incluir nas atividades abrangidas pelo Programa de Auxílio Emergencial do Estado do Paraná as Microempresas e Microempreendedores Individuais de atividades ligadas à Cultura, como produção cinematográfica, ensino de dança e música, além dos operadores turísticos. Nenhuma destas categorias estava contemplada inicialmente pelo programa.

Dessa forma, o projeto aprovado altera a redação da Lei, acrescentando novas categorias aptas para receber o auxílio. Entre as novas categorias beneficiadas estão o grupo de fabricação de instrumentos musicais; atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; atividades de ensino e o grupo de agências de viagens e operadores turísticos.

A alteração mantém a concessão de pagamento do benefício assistencial temporário pelo prazo de quatro meses às microempresas e pelo prazo de dois meses aos microempreendedores individuais afetados pelas medidas restritivas impostas para contenção do avanço da pandemia da Covid-19 no Estado. Segundo a justificativa do projeto, a mudança aumenta o número de beneficiários do Programa, garantindo que a população paranaense tenha acesso a recursos para manutenção de suas atividades.

Participaram da reunião o presidente da Comissão, deputado Paulo Litro (PSDB), e os deputados Professor Lemos (PT), Jonas Guimarães (PSB), Francisco Bührer (PSD), Nelson Justus (DEM) e Gugu Bueno.

 

Aprovado combate à depressão e suicídio

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram em primeiro turno de discussão, ontem (16), a proposta que visa combater a depressão e o suicídio nas escolas paranaenses. O projeto de lei 62/2020, assinado pelo deputado Paulo Litro (PSDB), institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas instituições de ensino do Estado. A proposta prevê a realização de ações, fornecimento de indicadores e orientações especializadas às equipes técnico-pedagógicas e docentes que contribuam na identificação e combate à depressão, autolesão e suicídio entre jovens estudantes.