Cotidiano

Programação: por que aprender Python

A linguagem Python é utilizada em aplicações para web, celulares e computadores

Programação: por que aprender Python

Quem tem interesse em trabalhar na área de desenvolvimento de softwares, precisa conhecer Python. A linguagem de programação livre e diversificada foi criada no início dos anos 1990 pelo pesquisador Guido van Rossum, no Centro de Matemática e Tecnologia da Informação, na Holanda. Atualmente tem ganhado notoriedade, especialmente devido a suas diversas possibilidades, incluindo uso gratuito e código claro, legível, lógico e interpretativo.

A linguagem Python é utilizada em aplicações para web, celulares e computadores. É considerada no meio por seu alto nível e versatilidade, podendo ser adaptada a diferentes plataformas e sistemas operacionais. Outro ponto de vantagem é sua atuação multiparadigma, suportando orientação de objeto, programação imperativa e até funcional.

Dominar seu funcionamento e aproveitar o potencial oferecido pela Python nos projetos pode ser um diferencial para o profissional de tecnologia da informação. O conhecimento da linguagem é altamente desejado pelo mercado de trabalho, tornando-se um diferencial na disputa por uma vaga, especialmente para cargo de desenvolvedor full-stack.

Características e utilidades da Python

O sistema da rede neural Python consiste em algoritmos baseados no cérebro humano. Por isso, é considerada a melhor opção para surgimento e aprimoramento de tecnologias relacionadas ao aprendizado de máquina e inteligência artificial. Também é a mais favorável para o gerenciamento de dados, por processar grandes quantidades de informações complexas, oferecendo eficiência e menor custo de produção.

A Python permitiu o desenvolvimento do BitTorrent, do sistema do Google para buscas na web, dos bots – programas que executam tarefas específicas na internet – e de aplicativos ligados à saúde. Também foi usada pelo Skyscanner, via algoritmo de aprendizado, para calcular o comportamento de novas rotas de avião e concluir possíveis destinos para os viajantes. A linguagem está presente nos códigos do Instagram, Netflix, Spotify, Reddit, Facebook, Youtube, Magazine Luíza, Nasa, Localweb, Globo.com e muitos outros.

Quando utilizada como linguagem de scripts, a Python oferece como diferencial a automatização de diferentes tarefas, reduzindo o tempo de processos, economizando energia e impactando na redução do gasto financeiro.

É a linguagem padrão de vários sistemas operacionais e de projetos desenvolvidos por empresas de diferentes setores. Livre e gratuita, a linguagem faz parte de um modelo de desenvolvimento comunitário, gerenciado pela Python Software Foundation, que não tem fins lucrativos. Por sua característica compartilhada, há mais de 125 mil bibliotecas Python que abordam diversos campos do conhecimento.

Por que se especializar em Python?

O profissional de TI que se interessa por Python tem acesso a muitas referências nas áreas de geociência, computação matemática, finanças, segurança de informação, automação de sistema, configuração de nuvem, machine learning, desenvolvimento de back-end.

Especialmente na ciência de dados, a Python faz regressões lineares, plota gráficos, usa expressões regulares para localizar padrões em determinado local e possui uma biblioteca com conteúdos e modelos estatísticos variados para a análise dos dados.

Especialistas avaliam que é a linguagem que mais cresce e ganha espaço. No Brasil e no exterior, está entre as mais usadas entre programadores e projetos. Desta forma, é fundamental para quem quer atuar na área e estar atualizado quando o assunto é tecnologia.

*** Informe publicitário