Cotidiano

Programa recupera mais de 40 nascentes

Toledo – O Programa Municipal de Recuperação de Nascentes está realizando ações em várias localidades de Toledo, principalmente nos distritos. A equipe que realiza os trabalhos de recuperação e preservação está selecionando novas nascentes para fazer a intervenção.

A bióloga Lilian Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente, diz que o projeto teve início há uns dois anos e meio. “Inicialmente fizemos algumas recuperações por meio de um convênio com a Itaipu e, em seguida, após verificarmos a importância desse trabalho para o Município, criamos um programa próprio e solicitamos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente”, conta.

Nesse período foram recuperadas mais de 40 nascentes em propriedades rurais e urbanas.

Lilian explica que o processo de recuperação é gradativo e consiste na limpeza e proteção do olho da mina para evitar contaminação e perda do fluxo de água. Também é realizada a proteção do solo do entorno para aumentar a infiltração das águas das chuvas e evitar o assoreamento, além de diminuir que a incidência de outros resíduos escoa para dentro da nascente.

É feita a coleta de água antes da recuperação para verificar se há ou não contaminação fecal. Após a recuperação da nascente é feita outra coleta para testar a eficiência do procedimento e tomar medidas adequadas, caso ainda haja contaminação.

O cuidado do solo é feito por meio de doação de mudas e orientação técnica da Secretaria do Meio Ambiente e de empresa contratada para esse fim.

Técnica

A recuperação da mina é feita com a técnica de solo-cimento (modelo da Emater), onde a captação é feita diretamente do solo ou da rocha, sem precisar de reservatório.

Até o término de junho, o Programa Municipal de Recuperação de Nascentes pretende cadastrar e recuperar mais 30 nascentes em Toledo.