Variedades

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem 800 castrações garantidas na primeira e segunda etapa

Para 2022, estão previstas mais 3 mil cirurgias; a iniciativa da Prefeitura de Foz contribuiu positivamente para o trabalho realizado por ONGs e protetores de animais da cidade

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem 800 castrações garantidas na primeira e segunda etapa

 

Meyre Aquino é protetora de animais em Foz do Iguaçu há dez anos. Durante todo esse período, uma das maiores necessidades que enfrentou foi conseguir a castração para os animais que cuida. O cenário mudou assim que o Programa de Controle Populacional de cães e gatos da Prefeitura iniciou as castrações gratuitas em 2021 – desde então, cerca de 20 animais levados por Meyre realizaram a cirurgia.

“Essas cirurgias foram preciosas para o trabalho que realizo. Assim que eu fiquei sabendo já entrei em contato com os lares temporários e também resgatei alguns animais de rua para levar. Ficamos contentes por finalmente contar com um projeto que faça esse trabalho tão importante”, contou a protetora.

A coordenação da iniciativa é da Diretoria de Bem-Estar Animal, que obteve em outubro o aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/PR para que a clínica contratada realizasse os procedimentos. Já foram realizadas 200 castrações, das 341 previstas para a primeira etapa – destinadas à população em situação de vulnerabilidade social e aos Protetores e Entidades de Proteção Animal cadastradas e credenciadas no Município.

“Os animais também precisam desse olhar atencioso do poder público. Os protetores e as ONGs fazem um trabalho muito bonito e louvável resgatando cães e gatos abandonados, alimentando e procurando um lar com amor para eles. Devemos estar cada vez mais atentos a iniciativas que contribuam de forma impactante no trabalho”, afirma o prefeito em exercício, delegado Francisco Sampaio.

Ações para 2022

Neste início de ano as castrações seguem sendo feitas até o cumprimento da meta estabelecida. A Diretoria de Bem-Estar Animal buscou também a licitação de serviços para o Castramóvel, que deverá realizar cerca de 400 novas cirurgias.

Ainda visando avançar no controle populacional de cães e gatos no município, a Diretoria está em tratativas de convênios com as universidades UniAmérica e União Dinâmica das Cataratas (UDC), com a pretensão de realizar mais 1230 castrações durante o ano de 2022.

Além dos investimentos da prefeitura, a iniciativa conta com o apoio de emendas impositivas do legislativo municipal e estadual, o que permitirá a realização de cerca de 3 mil castrações para este ano.

“Já está em andamento o processo para credenciar clínicas veterinárias, além de outros programas, como o programa de distribuição de rações que resultou na distribuição de cerca de 27 toneladas de ração para cães e gatos em 2021 e prevê para 2022 a distribuição de 60 toneladas de ação, um dado relevante a ser mostrado, comparado a outros municípios no Paraná”, afirma a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Lopes.

“É importante unir forças e termos convênios para ampliarmos o trabalho em prol da causa animal na cidade. Nossa missão para 2022 é avançarmos significativamente neste sentido”, complementa Keila.

(Assessoria)