Educação

Professor da Unioeste se prepara para defesa de tese de doutorado

A primeira defesa de tese fruto do Dinter (Doutorado Interinstitucional) celebrado entre a Unioeste e (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Universidade de São Paulo e Itaipu Binacional será realizada no dia 26 de novembro.

Essa primeira banca terá como candidato ao título de doutor o professor Marcos Augusto Moraes Arcoverde, apresentando a tese “Mortalidade por tuberculose e tuberculose-HIV, sua relação espacial com os determinantes sociais e tendência temporal: Uma abordagem multimétodo em Foz do Iguaçu, PR”, a qual foi orientada pelo professor Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio.

O pesquisador se propôs a estudar a tuberculose a partir de diversas técnicas de análise espacial e estudo ecológico. Essas técnicas permitiram ampliar a compreensão da dinâmica entre determinantes sociais de saúde e a mortalidade por TB e por TB-HIV ao longo de 12 anos em Foz do Iguaçu.

A defesa ocorrerá em Ribeirão Preto, nas instalações da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, sendo transmitida por vídeo conferência a outras instituições, dentre elas a Unioeste. A defesa é um evento público e aberto para toda a comunidade.

A coordenadora do Dinter em Foz do Iguaçu, Dra. Adriana Zilly, informa ainda que esta é a primeira de uma série de defesas de teses que ocorrerão até 2020 e que todas as pesquisas envolvem a saúde na tríplice fronteira. “Isso propiciará resultados para problemas recorrentes na região, visto que no total, 31 profissionais da área da saúde serão qualificados e obterão título de doutor”.