Cotidiano

Produção de Itaipu já está entre as 6 melhores

Foz do Iguaçu – A usina de Itaipu produziu 93,5 milhões de megawatts-hora (MWh) neste ano, número atingido na quarta-feira (19). Esse volume coloca 2018 entre os seis melhores anos de geração da história da hidrelétrica.

Desde o começo de dezembro, Itaipu segue firme para tentar superar os anos mais históricos e chegar à quinta ou até a quarta melhor marca anual. No acumulado desde 1984, em quase 35 anos de geração, a hidrelétrica já gerou mais de 2,6 bilhões de MWh.

Para atingir a meta de quarto lugar, é necessária uma combinação de fatores, especialmente da demanda. A usina tem plenas condições de atender os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. Atualmente, a situação hídrica não é das mais favoráveis. A capacidade de armazenamento dos reservatórios da Região Sudeste/Centro-Oeste, a mais importante do País, está com 26% de armazenamento, enquanto a do Sul está com 61%. No Norte, o nível de estocagem é de 29% e, no Nordeste, 36%.

Apesar de não ser um cenário favorável, a expectativa é de melhoria, uma vez que o período definido como úmido começa em novembro e vai até março de 2019. A produção de energia em 2018 está 820 mil MWh (0,88%) acima da produção do ano passado, comparada com igual período.

 

Itaipu recebe hoje visitante de número 1 milhão

O visitante de número 1 milhão de Itaipu Binacional será conhecido nesta sexta-feira (21), às 10h15, no hall do CRV (Centro de Recepção de Visitantes).

O número contempla as visitas turísticas e institucionais de ambas as margens da empresa (brasileira e paraguaia), registradas somente neste ano de 2018. Será a primeira vez que a visitação rompe a barreira de 1 milhão em um ano.

Assim que o visitante for identificado pelos sistemas de controle da empresa, haverá um ato simbólico para entrega de presentes, liberação de passeios e homenagens.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, e o diretor superintendente do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Jorge Callado, vão participar da cerimônia e poderão falar com a imprensa sobre a importância do turismo para a usina e o desenvolvimento da região. Também são esperadas autoridades ligadas ao trade turístico de Foz do Iguaçu.

A usina de Itaipu é o segundo destino turístico mais visitado da região, atrás das Cataratas do Iguaçu.