Publicidade

SAÚDE

Primeiro caso de cachorro com raiva ocorreu no Parque São Paulo; Saúde detalha o caso

13 de outubro de 2023 às 11:34
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a 10ª Regional de Saúde de Cascavel convocaram a imprensa na manhã desta sexta-feira (13) para uma entrevista coletiva, em razão da confirmação do primeiro caso de cachorro com raiva em Cascavel.

O caso foi confirmado após exames na última quarta-feira (11), pelo Laboratório Central, em Curitiba.

O cachorro contaminado pela doença residia com uma família no Bairro Parque São Paulo. Ele teve contato com um morcego contaminado com raiva, o qual foi encontrado morto no quintal da casa, sem a cabeça.

Todas as pessoas que tiveram contato com o cão e o morcego (familiares e profissionais da saúde) estão bem e nenhum apresentou sintoma de doença.

As equipes de saúde acreditam que o morcego saiu de seu habitat natural, geralmente em florestas, áreas rurais e de mata, e adentrou no perímetro urbano.

SINTOMAS

O cão era vacinado, mas apresentou sintomas de salivação e paralisia, e foi levado ao veterinário. A clínica acionou a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, encaminhado o caso ao Lacen.

No fim da tarde de quarta-feira, houve a confirmação da doença.

VACINAÇÃO

A partir de agora, os animais que residem no raio de 500 metros em torno do local onde houve o caso de doença serão vacinados de forma gratuita (clique na imagem abaixo para ampliar).

 

É importante que os moradores recebam os agentes da saúde e ajudem a segurar os animais para a aplicação da vacina. São poucos casos registrados no Paraná nos últimos anos, mas fica o alerta aos donos de animais.

Veja acima a entrevista coletiva na íntegra.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE