As primeiras provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão realizadas neste domingo (4). Em Cascavel elas, ocorrem no Centro Universitário FAG e na Centro Universitário Univel. Os portões de acesso serão abertos ao meio dia e fechados pontualmente às 13h. As provas serão das 13h30 às 19h. No Paraná , 237.342 pessoas estão inscritas para o exame.

Embora o preparo dos candidatos seja iniciado já com bastante antecedência, algumas dicas serão lembradas por quem já é bastante experiente na missão de auxiliar os alunos para um bom desempenho nas provas.

O diretor geral do Colégio Alfa em Cascavel, Jefferson Antunes, destaca em primeiro lugar para que todos fiquem atentos ao horário de verão.

“É importante lembrar que os horários serão alterados e não é justo perder as provas por conta disso, então a primeira coisa que orientamos é para cuidar com a mudança no relógio”, cita.

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora do domingo. Então à meia-noite os relógios devem ser adiantados uma hora.

O diretor comenta ainda que a rotina de cada estudante não deve alterada por conta da prova.

“Não é preciso nesse período pré-prova mudar a forma como dorme, a alimentação, pois isso pode alterar o seu ritmo”, orienta.

Tempo cronometrado

Neste primeiro dia do Enem serão cinco horas e trinta minutos para fazer a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha.

O professor diz que ao se considerar o tempo médio necessário para a redação, pouco se sobra para resolver cada questão e orienta como prosseguir.

“São em torno de 2,4 minutos para cada questão e se há uma demora maior na redação, o tempo pode reduzir ainda mais. Por isso, é preciso uma leitura inicial da prova e já resolver aquilo que for fácil e as questões medianas”, afirma. Ela acrescenta que nada adianta perder tanto tempo em questões difíceis e cair no erro de acertar outras fáceis.

Segundo o diretor, o colégio Alfa contribuiu para bom desempenho de seus alunos e isso reflete nas aprovações, sobretudo, do curso de Medicina.

“Nós compramos o sonho do aluno e para que o trabalho seja bem feito é preciso gostar muitos das pessoas e entender cada uma delas”, argumenta.

Antunes diz ainda que estudantes são preparados para o exame, e outros concursos durante todo o ano. “A preparação não pode ser pontual e hoje o Enem virou um vestibular”, compara. Neste sábado pela manhã os alunos do colégio retomarão conteúdos e durante a tarde terão um “intensivão” de redação.

Conteúdos

O Enem contará com 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e outras 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da redação. No domingo 11 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias e os candidatos terão cinco horas para resolvê-las.

Confirmação

Os participantes do Enem devem verificar o seu local de prova na página enem.inep.gov.br. É obrigatório no dia apresentar um documento oficial com foto, e para respondê-la é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.