Educação

Primeiras provas do Enem serão neste domingo

Professor traz algumas dicas para candidatos terem um bom desempenho no exame

As primeiras provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão realizadas neste domingo (4). Em Cascavel elas, ocorrem no Centro Universitário FAG e na Centro Universitário Univel. Os portões de acesso serão abertos ao meio dia e fechados pontualmente às 13h. As provas serão das 13h30 às 19h. No Paraná , 237.342 pessoas estão inscritas para o exame.

Embora o preparo dos candidatos seja iniciado já com bastante antecedência, algumas dicas serão lembradas por quem já é bastante experiente na missão de auxiliar os alunos para um bom desempenho nas provas.

O diretor geral do Colégio Alfa em Cascavel, Jefferson Antunes, destaca em primeiro lugar para que todos fiquem atentos ao horário de verão.

“É importante lembrar que os horários serão alterados e não é justo perder as provas por conta disso, então a primeira coisa que orientamos é para cuidar com a mudança no relógio”, cita.

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora do domingo. Então à meia-noite os relógios devem ser adiantados uma hora.

O diretor comenta ainda que a rotina de cada estudante não deve alterada por conta da prova.

“Não é preciso nesse período pré-prova mudar a forma como dorme, a alimentação, pois isso pode alterar o seu ritmo”, orienta.

Tempo cronometrado

Neste primeiro dia do Enem serão cinco horas e trinta minutos para fazer a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha.

O professor diz que ao se considerar o tempo médio necessário para a redação, pouco se sobra para resolver cada questão e orienta como prosseguir.

“São em torno de 2,4 minutos para cada questão e se há uma demora maior na redação, o tempo pode reduzir ainda mais. Por isso, é preciso uma leitura inicial da prova e já resolver aquilo que for fácil e as questões medianas”, afirma. Ela acrescenta que nada adianta perder tanto tempo em questões difíceis e cair no erro de acertar outras fáceis.

Segundo o diretor, o colégio Alfa contribuiu para bom desempenho de seus alunos e isso reflete nas aprovações, sobretudo, do curso de Medicina.

“Nós compramos o sonho do aluno e para que o trabalho seja bem feito é preciso gostar muitos das pessoas e entender cada uma delas”, argumenta.

Antunes diz ainda que estudantes são preparados para o exame, e outros concursos durante todo o ano. “A preparação não pode ser pontual e hoje o Enem virou um vestibular”, compara. Neste sábado pela manhã os alunos do colégio retomarão conteúdos e durante a tarde terão um “intensivão” de redação.

Conteúdos

O Enem contará com 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e outras 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da redação. No domingo 11 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias e os candidatos terão cinco horas para resolvê-las.

Confirmação

Os participantes do Enem devem verificar o seu local de prova na página enem.inep.gov.br. É obrigatório no dia apresentar um documento oficial com foto, e para respondê-la é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.