Cotidiano

Prefeitura vai construir casas para 14 famílias atingidas por incêndio

Área definida pela Cohavel para as novas moradias fica próxima de onde as famílias residiam

Prefeitura vai construir casas para 14 famílias atingidas por incêndio

Cascavel – A Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel) anunciou ontem (8) que já definiu o terreno e que vai construir 14 casas, uma para cada família atingida no incêndio que aconteceu no dia 22 de novembro, no Bairro Esmeralda, em Cascavel, região Oeste da cidade. O incêndio, que não registrou nenhum ferido, destruiu tudo o que tinha no espaço e ainda não teve a causa determinada.

Desde o dia do ocorrido, as famílias estão abrigadas no ginásio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Bairro Coqueiral. De acordo com o presidente da Cohavel, Vinícius Boza, o terreno escolhido para a construção das casas, fica no Bairro Santa Cruz, na Rua Coralina, aos fundos da Univel, próximo do local onde as famílias residiam. Cada casa deve somar custos de R$ 120 mil e terá cerca de 40 metros quadrados, com dois quartos, banheiro e cozinha.

“Vamos usar o dinheiro do Fundo Municipal de Habitação, que recebe investimentos das outorgas onerosas, por exemplo, quando o contribuinte tem um terreno com um certo potencial construtivo e o projeto ultrapassa a metragem, ele precisa pagar um valor extra para o Município, e esse valor vai para esse fundo”, explicou Vinícius. A Cohavel vai licitar a construção e os projetos terão que ser fornecidos pela a própria empresa vencedora, e o processo, deve demorar pelo menos seis meses, período previsto para vigorar o “Auxílio Moradia”.

 

Auxílio moradia

O projeto que prevê outra ajuda para as famílias atingidas é o “Auxílio Moradia” que foi formatado pela a Secretaria de Assistência Social e já encaminhado para a Câmara Municipal. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, o projeto já foi aprovado pelas duas comissões do Legislativo, de Constituição e Justiça e de Saúde e Assistência Social, e estará na pauta para apreciação dos vereadores na próxima semana, dias 13 e 14.

Hudson salientou que assim que aprovado, o prefeito Leonaldo Paranhos vai sancionar a lei e publicar o decreto de regulamentação, para na mesma semana seja repassador o valor de R$ 600 para cada família que poderá ser utilizado para pagar o aluguel, conta de água e de luz. “A nossa missão é que até o Natal, as famílias estejam morando nas suas casas”, reforçou. O valor será repassado durante seis meses.

Esta mesma lei vai também abrir a possibilidade do Poder Público ajudar qualquer família que venha passar pela mesma situação, em casos de alagamentos, incêndio, vendaval e desmoronamento detectados pela a Defesa Civil. Terá direito ao benefício toda família que tiver renda per capita de até 25% do salário mínimo e que tiveram perdas totais dos imóveis.

 

Doações

As doações para as famílias continuam sendo arrecadadas em dois pontos distintos, na Paróquia Santa Cruz, na Rua Nhambiquaras, 1083 e na sede do  Provopar, localizado na Rua Martin Afonso de Souza, 550, Bairro Pacaembu. “Já temos uma grande quantidade de doações que vão ultrapassar o que as famílias que perderam em suas casas no incêndio precisam. O restante vamos destinar para outras famílias cadastradas”, explicou o secretário. Na próxima semana será realizado sorteio dos móveis e eletrodomésticos arrecadados e, assim que as famílias tiveram as casas alugadas, começa o serviço de transporte das doações.