Agronegócio

Prefeitura lança programa de Inseminação Artificial

Assis Chateaubriand – O Município de Assis Chateaubriand lançou oficialmente esta semana o PIA (Programa de Inseminação Artificial). O objetivo é disponibilizar aos produtores de leite acesso à inseminação artificial, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda ao produtor e à sua família.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Juan Carlos Alves, repassou ao médico-veterinário Alexandre Janiak, que coordena o programa no Município, um botijão de sêmen e nitrogênio líquido, além de todo material a ser utilizado (luvas e bainhas) pelo inseminador. O custo foi de R$ 11.774,50.

“Adquirimos sêmens de qualidade, de boa procedência e principalmente com alto índice de eficiência. A bacia leiteira do Município é de aproximadamente 85 produtores e um plantel 650 animais, produtores que de forma organizada serão atendidos gratuitamente”, disse Juan.

Inspeção

Juan Carlos também repassou às mãos dos vereadores o projeto de lei que cria o SIM (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal). A expectativa é de que a Câmara aprecie e vote o projeto em curto prazo.

O SIM ficará atrelado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Dessa forma, as inspeções sanitárias deverão ser realizadas em estabelecimentos que recebem animais, produtos, matérias-primas e derivados de origem animal para beneficiamento ou industrialização. Os produtores rurais fornecedores também serão inspecionados por médico-veterinário e técnicos do Município.