Cotidiano

Prefeitura de Foz inicia castração de cães e gatos neste sábado na região do Porto Meira

Castramóvel estará no Centro de Convivência Francisco Bubas, onde serão realizadas 30 cirurgias de esterilização

Prefeitura de Foz inicia castração de cães e gatos neste sábado na região do Porto Meira

 

Começa neste sábado (30) a segunda fase do Programa de Castração Gratuita de Cães e Gatos, promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Diretoria de Bem Estar Animal (DIBA).

O castramóvel estará no Centro de Convivência Francisco Bubas, no Porto Meira, onde serão realizadas 30 cirurgias em cães e gatos machos. Os procedimentos começam a partir das 7h e serão feitos por médicos veterinários da clínica PetBrazil, vencedora do certame licitatório.

A meta do programa, de acordo com a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Rodrigues Lopes, é castrar 388 animais nesta etapa. “Como as cirurgias serão feitas no castramóvel, conseguiremos atender todas as regiões da cidade, em 13 datas distintas”, informou.

Enquanto os animais estiverem no processo de castração, os tutores passarão por atividades educativas sobre guarda responsável, bem-estar animal e prevenção a zoonoses. O programa atende preferencialmente protetores independentes de animais, ONGs e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esterilização

Conforme explicou o médico veterinário e responsável técnico pelo programa, Carlos Eduardo de Santi, para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 5 meses e no máximo 7 anos de idade, com peso máximo de 6 Kg, no caso dos gatos, e 15 kg, nos cães.

“No dia da cirurgia os animais passarão por uma avaliação clínica e, estando em condições orgânicas adequadas, passarão pelo procedimento cirúrgico, que dura em média 30 minutos. É um procedimento rápido, mas que demanda anestesia, por isso o animal será liberado somente após o efeito da medicação”, disse.

A castração exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

Mais castrações

Além das operações no Castramóvel, a Prefeitura de Foz do Iguaçu está credenciando clínicas e hospitais veterinários para a prestação do serviço a 2.500 animais. O Governo do Estado também possui o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), que deve atender mais 1.100 animais em Foz do Iguaçu nos próximos meses, totalizando 3.600 procedimentos. Na primeira etapa, foram ofertadas 341 castrações para cachorras e gatas fêmeas. A castração é uma política pública de controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

Assessoria