Saúde

Prefeitos pedem reforço nas barreiras sanitárias nos aeroportos internacionais

O prefeito Chico Brasileiro voltou a defender a importância da instalação de barreiras sanitárias na fronteira de Foz do Iguaçu para evitar a proliferação de novas cepas do coronavírus

Foto:Arquivo
Foto:Arquivo

Foz do Iguaçu – O prefeito Chico Brasileiro voltou a defender a importância da instalação de barreiras sanitárias na fronteira de Foz do Iguaçu para evitar a proliferação de novas cepas do coronavírus. “Em Foz do Iguaçu, temos uma grande preocupação com o avanço desta cepa [indiana] pelo mundo, pois diariamente recebemos voos dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos que são as principais portas de entradas de estrangeiros no país”, disse Brasileiro durante reunião on-line da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) nessa terça-feira (1º).

“Manter um controle sanitário nesses terminais é de extrema importância, pois garante a segurança nos demais aeroportos, a exemplo de Foz”, completou o prefeito no encontro que discutiu medidas sanitárias adotadas nos aeroportos internacionais a fim de evitar a circulação da “cepa indiana” da covid-19.

A reunião teve a presença de prefeitos e representantes de São Paulo, Campinas, Curitiba, Guarulhos, Florianópolis, Rio de Janeiro, Manaus, entre outras cidades.

Segundo o prefeito de Guarulhos e vice-presidente de Regiões Metropolitanas da FNP, Henric Costa, o Guti, o aeroporto de Cumbica recebe 90% dos voos internacionais que chegam ao Brasil e é destino de 100% dos voos vindos da Índia. “Está aí o nosso temor e os pedidos extremos”, disse.

Com as informações dos prefeitos, a FNP enviará um documento ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que a União, através da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aperfeiçoe as medidas de segurança, a exemplo da criação de controles sanitários rígidos, de modo que apenas pessoas que apresentem exames negativos para a covid possam embarcar para o Brasil; e no destino, com quarentena eficiente para os que chegam.

 

Fronteiras terrestres

O controle nas fronteiras terrestres é outro ponto de preocupação da FNP, pois, assim como Foz do Iguaçu, há outras cidades, especialmente do Sul do Brasil, que fazem fronteira com outros países. Manter o monitoramento epidemiológico é fundamental para evitar o avanço de novas variantes no País. Nos próximos dias, haverá uma nova reunião para tratar especificamente deste tema com os Ministérios da Justiça e Saúde.