COTIDIANO

Prefeito e governador anunciam primeiras ações no Bubas e construção de museu em Foz do Iguaçu

27 de junho de 2022 às 13:49
Publicidade

 

O prefeito Chico Brasileiro e o governador Ratinho Junior anunciam nesta segunda-feira, 27, as primeiras intervenções para a urbanização do Bubas e a construção do museu internacional em Foz do Iguaçu.

“São dois anúncios muito importantes que resolvem demandas históricas. Os moradores esperam há nove anos por ações efetivas na área e o setor cultural reivindica há mais de 35 anos a implantação de um museu na cidade”, disse Chico Brasileiro.

As primeiras ações do Bubas serão da Sanepar e Copel na instalação das redes de água e esgoto e energia elétrica. “Vamos garantir o apoio necessário para urbanização da área, começando com as redes dos serviços de água e energia elétrica e já temos recursos para isso. Vamos apoiar a prefeitura com as obras de pavimentação, drenagem e da infraestrutura necessária como construção de equipamentos urbanos, entre outras intervenções. O importante é garantir a dignidade e acesso aos serviços públicos básicos às 1,8 mil famílias que moram no Bubas”, disse Ratinho Junior.

Técnicos da Copel, da Sanepar, do Governo do Estado e da prefeitura que compõem a Câmara Técnica estão desenvolvendo os projetos para a urbanização da área. Cinco reuniões já foram feitas com lideranças da comunidade e as propostas, como a de arruamento, foi bem recebida pelos moradores.

Aprovação

“São nove anos que as famílias têm a esperança grande de cada uma ter sua casa, seu lote e a infraestrutura toda de um bairro. É um sonho que está sendo realizado”, disse Maria Lúcia Batista, líder comunitária e presidente da associação de moradores do Bubas.

Maria Lúcia Batista afirmou ainda que as 27 famílias que construíram suas casas no meio das ruas ou muito próximo às vias, concordaram em ser removidas para um local próximo a área no Porto Meira. Até serem assentadas, devem receber aluguel social.

O Bubas é uma área de 40 hectares localizada às margens da Avenida Morenitas no Porto Meira. No local moram 1,8 mil famílias e 10 mil pessoas. Com a aprovação da proposta de urbanização pelos moradores, foi iniciada a fase de projetos, para então licitar os serviços. As melhorias envolvem a infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica, com apoio de Sanepar e Copel, e pavimentação. As obras devem começar ainda em 2022.

Museu

Chico Brasileiro e Ratinho Junior anunciam ainda a implantação de um museu internacional através de um convênio com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris (França). A assinatura do acordo será no Centro Executivo da Itaipu Binacional. A iniciativa tem a parceria da Itaipu, Renault do Brasil e prefeitura de Foz do Iguaçu.

Segundo o governador Ratinho Junior, a escolha de Foz do Iguaçu é parte da promoção do turismo da região e da política de descentralização da cultura. A negociação com o Centro Pompidou começou há dois anos, articulada pelo governo do Estado.

“Além de se tornar mais um atrativo turístico, o museu servirá para registrar toda iconografia e memória de Foz do Iguaçu e da América Latina e também um centro de produção de artes nas suas mais variadas manifestações como cinema, música, teatro e dança”, disse Chico Brasileiro.

Serviços

Ações no Bubas

Data: 27 de junho, segunda-feira

Horário: 15h45

Local: Centro Escola Bairro Francisco Bubas – Rua Amor Perfeito, 385

Museu internacional

Data: 27 de junho, segunda-feira

Horário: 17h30

Local: Centro Executivo da Itaipu Binacional

Endereço: Avenida Silvio Américo Sasdelli, 800, Vila A

Assessora

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE