Cotidiano

Plano de Estudos: Como se preparar para o Enem em quatro meses

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Em quatro meses, você pode elaborar um plano de estudos amplo, contemplando todos os conteúdos exigidos nas várias disciplinas e, com isso, ter um bom desempenho na prova.

Faça um plano de estudos semanal, listando o que você vai estudar a cada dia. De acordo com Marcio Cohen, diretor pedagógico do grupo Eleva Educação, o plano deve cobrir todos os assuntos e habilidades exigidas na prova.

— O ideal é que o aluno tenha uma referência para dar a partida nos estudos, como, por exemplo, um bom material didático preparatório ou mesmo o cronograma de aulas.

O espaçamento é importante para o aprendizado. Por isso, o professor Cohen recomenda que em vez de passar uma tarde de seis horas estudando revolução industrial, é preferível estudar o mesmo assunto em três dias diferentes, em um período de duas horas a cada dia.

— É fundamental intercalar o estudo de diferentes matérias e assuntos, de preferência com pequenos intervalos de 15 minutos a cada duas horas para mexer o corpo — indica o professor.

Chega de dúvidas!

Não dá mais para esperar. Como existe pouco tempo até a prova, o ideal é utilizar esses quatro meses para fazer uma ampla revisão de todos os conteúdos e eliminar de vez as dúvidas persistentes. Utilize o mês de julho para esclarecer esses pontos com professores, e, nos próximos, faça exercícios para fixar o conhecimento.

Faça uma retrospectiva

Tente fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos do último ano: quais grandes temas foram debatidos pela imprensa? Informe-se, você precisa estar bem afiado.

Já analisou o “terreno”?

Faça as provas anteriores do Enem mapeando os principais conteúdos exigidos nos anos anteriores. Vá se acostumando com o modelo.

Treine a Redação

Faça no mínimo uma redação por semana e sempre peça para um professor corrigir. Nessa fase, você pode escrever consultando materiais de referência. Depois, busque simular a situação da prova e o faça sem consulta, somente com base na coletânea de textos da proposta e nos seus conhecimentos. Lembre-se que você terá uma hora a mais no segundo dia de provas para escrever o texto, por isso é importante treinar o tempo de elaboração da redação.