Cotidiano

Pessoas com 58 e 59 anos podem se vacinar contra a gripe na rede pública

A ampliação só foi possível em função das 300 mil doses remanescentes da campanha encerrada no dia 5 de junho

Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde recomendou nesta terça-feira (16) a ampliação da faixa etária de vacinação contra a gripe no Paraná. A partir de agora, pessoas com 58 e 59 anos também terão direito à imunização gratuita na rede pública de saúde.

A decisão está embasada em um parecer da Comissão Estadual de Infectologia. A ampliação só foi possível em função do saldo aproximado de 300 mil doses remanescentes da campanha de vacinação, encerrada no dia 5 de junho.

Durante a campanha de vacinação, iniciada em 4 de maio, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram imunizadas no Paraná, o que representa 87,05% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A meta era vacinar 80% destas pessoas.

A dose disponível neste ano é extremamente segura e protege contra os três tipos de vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), influenza B.

Desta forma, a vacinação continua para crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos (+60 anos) e portadores de doenças crônicas.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)