Cotidiano

Peça teatral arrecada alimentos para famílias da Cootacar

Peça teatral arrecada alimentos para famílias da Cootacar

Pensando em ajudar os trabalhadores da Cootacar (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Reciclável) de Cascavel, o Instituto Ampliar em parceria com a psicóloga Monique Farber e SESC promovem uma peça teatral intitulada “Personagens Esquecidos”. O monólogo de autoria do ator e diretor Sidnei de Oliveira será apresentado no dia 18 de Março às 20h no Teatro Municipal Sefrin Filho.

As famílias de trabalhadores da Cootacar perderam todo o fruto de seu trabalho num incêndio de grandes proporções no barração da cooperativa no dia 1º de Março. No local cerca de 70 famílias trabalhavam com os recicláveis e na maioria dos casos dependem exclusivamente dessa atividade para sobreviver.

No evento também será promovida uma roda de conversa reflexiva sobre o contexto da saúde mental e seus impactos no adoecimento psíquico e as prisões manicomiais. A censura do monólogo é de 16 anos.

Quem são os “Personagens Esquecidos”

O monólogo problematiza o contexto de prisão manicomial e o quanto esse ambiente impacta na compreensão de saúde mental que é difundida na atualidade. A obra foi confeccionada utilizando a obra dos poetas Augusto dos Anjos, Cecília Meireles e Helena Kolody,

A obra coloca na forma literária a construção de um personagem que vive a alucinação de um drama norteado pelos seus medos, frustrações, desilusões e solidão. Ele, um escritor que apenas escreveu suas tristezas no decorrer de toda a vida, em contato com um de seus personagens  há o questionamento sobre os motivos do sofrimento imposto naquele contexto.

A beira da morte, imitando a realidade, o personagem se questiona:

“Antes de transpor o horizonte

Percebo enfim que a vida sempre foi radiosa

a tristeza não estava na vida

morava em mim”.

 

 

O texto propõe uma reflexão sobre os tratamentos psiquiátricos. O ingresso do evento é 1 Kg de alimento não perecível que será destinado às famílias da cooperativa Cootacar. O mesmo deve ser entregue no evento. Será emitido certificação de Horas extracurriculares.

Para outras doações pode entrar em contato com o gestor da Cootacar Jonatas Barreto no telefone: (45) 9 9931 -8900.
Para doações financeiras de qualquer valor (somente formalizado pela conta que segue).
Cootacar Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Matérias Recicláveis
CNPJ: 09.251.294/0001-07
Agência Caixa Econômica: 0568
Operação: 003
Conta corrente: 70770