Política

PEC dos Precatório pode ser votada na volta do presencial

E ainda nesta semana, os deputados poderão analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 23/21

 

Brasília – A Câmara dos Deputados retomou as atividades presenciais a partir dessa segunda-feira (25). Os trabalhos presenciais foram suspensos em março do ano passado, em razão da pandemia da Covid-19. Desde então, as atividades têm sido realizadas de forma híbrida. Entre outras regras, a partir desta segunda-feira é obrigatória a apresentação de “passaporte de vacinação” para a entrada na Câmara.

E ainda nesta semana, os deputados poderão analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 23/21. Aprovada na quinta-feira (21) por uma comissão especial, a PEC dos Precatórios chegará ao Plenário na forma do substitutivo do relator, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), à versão do Poder Executivo.

O substitutivo limita o pagamento de precatórios, prevê descontos e reajusta os saldos remanescentes pela taxa Selic. Muda, ainda, o cálculo do teto de gastos públicos. Com isso, a ideia é criar folga orçamentária até 2022 para auxílio de R$ 400 mensais a 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.

Para deputados contrários à PEC, o texto tem motivação eleitoral e desequilibra as contas públicas. Significa ainda calote em dívidas do governo reconhecidas pela Justiça e desvio de recursos cuja alocação preferencial seria na educação.