Cotidiano

Parceria possibilita Dia de Campo sobre fruticultura

Guaíra – Um dia de campo voltado à fruticultura foi desenvolvido com produtores de Guaíra, Terra Roxa e Mundo Novo (MS). O trabalho, realizado em uma propriedade rural de Guaíra, consistiu de abordagens práticas e teóricas, além de legislação vigente quanto à implantação de pomares. Técnicas de plantio, manutenção do espaço e manejo estiveram em pauta. O objetivo é difundir a prática de culturas alternativas como fonte de renda.

O trabalho foi realizado em parceria pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), pela Itaipu Binacional e pelas administrações municipais, com foco na capacitação dos produtores rurais e incentivo à produção sustentável. A fundamentação técnica contou com apoio do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).

Frutas cítricas

A fruticultura teve foco em citricultura, segundo a engenheira agrônoma Wuldicleia Jacomo, com destaque para a produção do limão taiti, uma espécie que, dentre as frutíferas, apresenta um retorno bastante rápido de produção, em alguns casos, já a partir do terceiro ano de implantação.

Em palestra proferida por engenheiro agrônomo do Iapar, dentre as abordagens ao cultivo, foram contempladas técnicas para o controle de pragas e doenças e a necessidade de manejos adequados.

Pomares

Outro assunto abordou as normas para o cultivo e a implementação de um pomar, informações que foram compartilhadas por intermédio da Adapar. Um trabalho de campo para análise de uma área em potencial para a implantação de um pomar, com estudo de normatização levou os participantes para conhecer um espaço onde haveria a possibilidade para o cultivo de espécies frutíferas.

Peculiaridades

O dia de campo se estendeu ao período da tarde quando foi mostrada a diferenciação no cultivo de maracujá em diferentes áreas, assim como o resultado em desenvolvimento de diferentes culturas com base na execução de podas em épocas diferentes ou utilizando-se de técnicas específicas.