Política

Paranhos: ‘feliz em conduzir Cascavel com os servidores e toda a população’

Paranhos disse que Cascavel continuou avançando, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia

Paranhos: ‘feliz em conduzir Cascavel  com os servidores e toda a população’

Cascavel – Neste domingo, 14 de novembro, Cascavel comemora seus 70 anos. Para celebrar a data, durante todo o mês de novembro há uma extensa agenda de atividades culturais e recreativas, inaugurações, lançamento de obras e ações. Em entrevista ao O Paraná, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou sobre o sentimento de fazer parte da história da cidade como líder municipal. “Eu me sinto muito feliz em estar conduzindo a cidade junto com os servidores e com a população. Todos os números nos projetam com reconhecimento estadual e nacional. Contudo, o que mais a gente comemora é quando vemos as pessoas felizes”, disse.

Paranhos exerce seu segundo mandato. Eleito para o primeiro em 2016, ainda no primeiro turno com 86.099 votos (51,17%), Paranhos conseguiu a reeleição com 112.181 votos, também no primeiro turno, o que significa também a aprovação da sua primeira gestão refletida nos 71,72% dos votos válidos na disputa de 2020

De acordo com o prefeito, mesmo com a pandemia de Covid-19, Cascavel chega aos 70 anos liderando o ranking de oferta de empregos desde o ano passado, motivo mais que especial para celebrar neste aniversário. “A Prefeitura tem contribuído facilitando a abertura de empresas. O poder público precisa estar liderando este processo de desenvolvimento”, pontuou.

 

Avançando para 2022

Além das ações já concretizadas nas comemorações dos 70 anos, Paranhos antecipou as ações já projetadas para 2022, que inclui novos parques para atender a população dos bairros Floresta e Santa Felicidade. Paranhos disse que Cascavel receberá investimento de R$ 150 milhões do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) e mais R$ 80 milhões para a realização de projetos junto a Sedu (Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas). “Fizemos 22 intervenções em avenidas de Cascavel e agora chegou a vez de fazer o quadrante do Centro da cidade que é um asfalto antigo”, disse.

Paranhos explicou que a Avenida Carlos Gomes, principal via de ligação entre o centro e a Região Sul, finalmente, passará por obras de revitalização. “Fizemos um estudo pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana, sabemos o que queremos para o trecho, já mostramos em audiência na Amic e agora vamos licitar o projeto e a obra, inclusive com viaduto”, detalhou.

Além das obras a serem realizadas na região central, Paranhos disse que o interior também será contemplado com a sequência do trabalho de melhorias nas estradas rurais. O convênio com 154 quilômetros de estradas rurais com asfalto está previsto para ser concluído até 2024. Serão 50 quilômetros projetados para 2022, outros 50 para 2023 e mais 54 para 2024, em uma parceria com a Itaipu. “É um investimento de mais de 170 milhões de reais nesse anel de integração que passa por todos os distritos, facilitando a vida das pessoas que moram e trabalham no campo”, explicou.

Neste “cardápio” de obras de infraestrutura, Paranhos ainda listou a conclusão das obras do Trevo Cataratas, das alças do viaduto da Rua Olindo Periolo, extensão da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, além da duplicação da BR-277 do Trevo Cataratas até o Show Rural.

 

Saúde

A saúde continua sendo uma das principais áreas de atenção da Gestão Paranhos, além de ser uma das grandes e históricas reivindicações da população. Nas últimas semanas, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) voltaram a ficar lotadas e, naturalmente, gerado algumas reclamações. Paranhos disse que já era esperado o aumento da procura nestas unidades por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19. Com mais segurança, as pessoas voltaram a sair de casa e buscar atendimento nas UPAs.

O prefeito lembro que atualmente existe está em vigor a lei federal 173/2020 que impede que o Município contrate mais profissionais. Entretanto, a lei tem validade até 31 de dezembro e a Prefeitura de Cascavel já trabalha para garantiu maior atendimento e agilidade nas unidades em 2022. “A partir de janeiro vamos fazer novas contratações. A previsão é de cerca de mil novos servidores, com prioridade nas áreas de saúde e educação. Também chamaremos 100 novos guardas municipais”, detalhou.

Paranhos informou que além das UPAs, a cidade chegará a 19 novas unidades de saúde em sua gestão, o que vai levar o município a ter cerca de 94% de cobertura de atenção básica. (Redação: Paulo Eduardo)