Cotidiano

Paraná vai apoiar ações da campanha Vacina Mais, lançada em Brasília nesta quarta

O Paraná aderiu à campanha nacional de vacinação promovida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Ela tem o objetivo de chamar atenção sobre o assunto e ampliar a imunização da população

Paraná vai apoiar ações da campanha Vacina Mais, lançada em Brasília nesta quarta -
Paraná vai apoiar ações da campanha Vacina Mais, lançada em Brasília nesta quarta -

O Paraná aderiu à campanha nacional de vacinação promovida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Ela tem o objetivo de chamar atenção sobre o assunto e ampliar a imunização da população. O lançamento da Vacina Mais, iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (29).

“Este lançamento em esfera nacional e com diferentes órgãos de representatividade da Saúde reflete uma ação forte que já iniciou no Paraná, inclusive com o nosso Dia D da vacinação. Viemos colocar o Estado como um apoiador e vamos ampliar fortemente esta campanha”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Além de ações conjuntas para operacionalizar e realizar a vacinação em todo o País, peças publicitárias e informativas também estão sendo lançadas para conscientizar as pessoas sobre os benefícios da vacinação.

“É uma soma de esforços, pois temos vacinas disponíveis em todos os lugares no Brasil de forma gratuita. Queremos conscientizar sobre a vacinação, pois elas deixam as pessoas saudáveis. A informação neste momento é fundamental para mostrar mais uma vez a força do SUS e do Programa Nacional de Imunizações”, ressaltou a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, que também esteve no lançamento em Brasília, destacou a importância da campanha. “É um alinhamento entre todos para mantermos os históricos e altos índices de vacinação, especialmente porque as pessoas deixaram de ir às unidades e precisamos colocar em dia a carteira vacinal. Doenças erradicadas voltaram a aparecer e temos que combater isso. Neste sentido, estamos consignando o Paraná como membro efetivo da campanha”, disse.

AÇÕES – A campanha  de vacinação contra a gripe foi estendida pelo Ministério da Saúde e reafirmada pela Secretaria de Estado da Saúde no início desta semana. A Sesa também solicitou mais 500 mil doses ao governo federal.

Já a vacina contra o sarampo, que neste ano foi simultânea à campanha de vacinação contra a gripe, continua à disposição da imunização de rotina nos municípios.

O Paraná realizou o Dia D da vacinação em 11 de junho para estimular a população e permitir que a carteirinha ficasse em dia. Foram aplicadas mais de 371 mil doses de todas as vacinas.

O Estado também enviou mais 369 mil doses contra a Covid-19 na terça-feira (28) para crianças, adolescentes e adultos, direcionadas ao reforço e segunda dose para as 22 Regionais de Saúde, abastecendo todos os municípios paranaenses.

COBERTURA – Segundo o Vacinômetro Nacional, o Paraná exemplo nacional na campanha de imunização contra a Covid-19, sendo o 5º estado que mais aplicou vacinas, numa soma de 26.137.180 doses registradas. Destas, 10.044.686 foram primeira dose (D1), 9.180.387 D2, 336.776 dose única (DU), 5.425.375 primeira dose de reforço (REF), 753.629 quarta dose ou segunda dose de reforço (R2) e 396.327 dose adicional (DA). Sendo assim, 89,5% dos paranaenses já tomaram a D1 ou DU, 82% tomaram a D2 ou DU, 46,7% tomaram a REF e 6,4% a R2.

O Paraná é o 6º estado no ranking de maiores coberturas vacinais. A taxa de cobertura da população-alvo no Brasil é de 55,5%, enquanto no Paraná a cobertura é de 60,8%. Ao todo já foram aplicadas 2.765.073 vacinas contra a gripe.

AEN