Cotidiano

Paraná terá chuva intensa a partir de amanhã, diz Simepar

Entre os dias 11 e 15 o volume de chuva pode passar dos 200 milímetros

Curitiba – O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) divulgou um alerta para um grande volume de chuva a partir deste sábado (10) em várias regiões do Estado. Entre os dias 11 e 15 o volume de chuva pode passar dos 200 milímetros, o que representa mais do que o dobro da chuva que ocorre normalmente neste mês.

A situação é preocupante, já que na primeira semana de julho áreas no Norte e Oeste do Paraná já tiveram volume de chuva acima de 200 mm.

“Assim, poderemos ter uma série de transtornos em cidades com histórico de problemas por causa do excesso de chuvas, principalmente nas bacias dos rios Iguaçu, Tibagi e Ivaí. É esperada uma resposta mais rápida das chuvas a partir do domingo e segunda-feira, quando o ambiente atmosférico já estará totalmente instável sobre o Paraná. Diante deste cenário previsto, há risco de alagamentos e enxurradas, aumento dos níveis do rios (enchentes) e não se descarta a possibilidade de deslizamentos de encostas”, diz o aviso do Simepar.

As temperaturas não sofrem grande alteração nos próximos dias. No interior, as máximas ficam na casa dos 25ºC e na parte mais ao Sul e Leste não chegam aos 20ºC.