Cotidiano

Paraná registra recorde de doações de órgãos no primeiro semestre

O número de doações foi praticamente o dobro do registrado há quatro anos

Curitiba – A solidariedade dos paranaenses garantiu ao Estado excelentes resultados na área de transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2015. Em seis meses, o Paraná bateu o recorde em doações concretizadas – 124 -, o que contribuiu para a realização de 224 transplantes no período – o número de transplantes é maior porque um doador pode beneficiar várias pessoas com diferentes órgãos e tecidos.

O número de doações foi praticamente o dobro do registrado há quatro anos – 67 – e é 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 88 captações foram intermediadas pela Central Estadual de Transplantes. Quanto aos transplantes, o crescimento foi de 63% desde 2011.

De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, estes avanços são resultado de um amplo processo de reorganização do Sistema Estadual de Transplantes aliado à conscientização da população.

“São números que nos orgulham e mostram que o Paraná está no caminho certo para reduzir a fila de espera por transplantes”, destacou.

Quem saiu desta angústia neste primeiro semestre foi a dona de casa Ivanete Goes, 46, moradora de São José dos Pinhais. Em novembro do ano passado ela descobriu que seus rins funcionavam com apenas 15% da capacidade. “Durante cinco meses tive que fazer hemodiálise, ao menos três vezes por semana. Contudo, a situação não melhorou e a única saída seria o transplante”, relatou.

A espera durou pouco. Graças a uma megaoperação da Central Estadual de Transplantes, que coordenou seis captações de múltiplos órgãos no fim de fevereiro, um rim compatível foi encontrado e o transplante de Ivanete aconteceu no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. Hoje, a paciente está em casa e se recupera bem.