Cotidiano

Paraná registra primeiro caso de leishmaniose visceral em humanos

Paciente, morador de Foz do Iguaçu, não precisou ser internado e passa bem

Curitiba – A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quinta-feira (16) o primeiro caso humano de leishmaniose visceral no Paraná. O paciente é um morador de Foz do Iguaçu, município onde as autoridades de saúde já haviam identificado a presença do mosquito-palha, responsável pela transmissão da doença.

De acordo com o boletim médico, o paciente está é tratado ambulatorialmente, não precisou ser internado e passa bem. Durante o primeiro atendimento, realizado em um consultório particular de Foz do Iguaçu no mês passado, ele relatou apenas febre prolongada.

 Sem o diagnóstico preciso, a equipe de saúde investigou diversas doenças, até que o rapaz começou a ter falta de apetite, com perder peso, indisposição e leve anemia, o que levantou a suspeita de leishmaniose.

A confirmação veio somente nesta semana (14), após os resultados dos exames analisados no Laboratório de Hematologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

Com o diagnóstico precoce e o início do tratamento em tempo oportuno foram reduzidas as chances de agravamento do quadro clínico. A leishmaniose visceral é uma doença grave, que pode comprometer o funcionamento da medula óssea, do fígado e do baço, podendo até levar à morte.

No Brasil, 21 Estados já tinham registro de casos da doença em humanos. No Sul, apenas o Rio Grande do Sul integra a lista. A maior parte das ocorrências está concentrada nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do País.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)