Saúde

Paraná confirma mais 35 casos da variante delta

Paraná confirma mais 35 casos da variante delta

Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na sexta-feira (8) mais 35 casos da variante delta e suas sublinhagens no Paraná. Agora, o Estado soma 214 casos e 44 óbitos. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Os novos casos foram registrados em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Maringá, Marilândia do Sul, Andirá, Nova Santa Rosa e Toledo.

Até o momento, 1.085 amostras foram sequenciadas, 603 aguardam resultado e, dentre os sequenciamentos, 594 indicaram a variante P.1. As amostram são escolhidas aleatoriamente pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e enviadas para a Fiocruz. Após o relatório pronto, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica.

Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.