O Governo do Estado ativou nesta quarta-feira (23) mais 25 leitos de enfermaria exclusivos para atendimento aos pacientes da covid-19 no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. A unidade, que já possuía 25 leitos de enfermaria, passa a ter 50. Com a ampliação, a macrorregional Norte soma 860 leitos exclusivos, sendo 315 de UTI e 545 de enfermaria.

“Seguimos cumprindo nosso papel em ampliar o maior número possível de leitos para garantir atendimento aos pacientes com covid-19. Só nesta semana já foram ativados 39 novos leitos, 9 de UTI e 30 de enfermaria, em diferentes municípios do Estado. Enquanto houver possibilidade de novas ativações, assim faremos”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Governo do Estado ativou na terça-feira (22) 15 novos leitos de enfermaria: cinco no Hospital Universitário de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e dez no Hospital Zona Norte de Londrina, no Norte do Paraná. Na segunda-feira (21), tinham sido abertos quatro leitos de UTI no Instituto Pró-Vida, em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná; e três novos leitos de UTI na Santa Casa de Goioerê e cinco leitos de enfermaria na Santa Casa de Ubiratã, no Centro-Oeste.

A Sesa reafirma a importância de participação da população em manter o isolamento social e as medidas individuais de proteção, como distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomerações para frear a transmissão do vírus.

LEITOS – Segundo os dados da Regulação Estadual de Leitos até esta quarta-feira (23), o Paraná possui 4.987 leitos, sendo 2.029 UTIs e 2.958 enfermarias. As taxas de ocupação são de 93% e 72%, respectivamente.

São 432 os pacientes que aguardam na fila de espera por um leito. Destes, 244 esperam por um leito de UTI e 188 por uma enfermaria. Todos estão recebendo assistência em Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais de pequeno porte.