Cotidiano

Paraguai tenta negociar reabertura das fronteiras com a Argentina

Objetivo do Governo Paraguaio e replicar os protocolos estabelecidos nas fronteiras com o Brasil

Paraguai tenta negociar reabertura das fronteiras com a Argentina

O Governo do Paraguai tentou negociar com a Argentina a reabertura das fronteiras entre os dois países. O objetivo do Paraguai é replicar as medidas implantadas com o Brasil para reativar a economia nas cidades que fazem fronteira com a Argentina.

A informação foi confirmada nesse sábado (17) pelo presidente Mario Abdo Benítez. Para iniciar as negociações, o Governo paraguaio enviou uma nota, via Ministério das Relações Exteriores às autoridades do país vizinho, com o intuito de iniciar o diálogo sobre a abertura gradual das fronteiras.

Porém, segundo o presidente, a Argentina respondeu que por enquanto não estão preparados para encarar uma negociação deste tipo devido a grande quantidade de contágios do novo coronavírus que o país enfrenta atualmente.

“Temos que respeita a decisão do governo argentino, nós dissemos que o Paraguai está preparado já que temos uma situação epidemiológica que permite pensar em avançar até a reabertura de fronteiras. O Paraguai está pronto, mas obviamente respeitamos a decisão de um país soberano como a República Argentina” concluiu Benítez.

Fonte: Rádio Cultura com Agência IP